quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O Tempo dos Amores Perfeitos, de Tiago Rebelo


"O Tempo dos Amores Perfeitos" de Tiago Rebelo
Edições Asa, 2013
612 Páginas

Tiago Rebelo conta-nos em "O Tempo dos Amores Perfeitos" a história do seu antepassado Carlos Augusto de Noronha e Montanha, um militar do exército que é destacado para Luanda, pouco tempo depois do Ultimato inglês. E mistura alguma ficção, apoiado pela consulta de algumas obras sobre a ex-colónia portuguesa neste período, o que permite ficar a conhecer um pouco melhor como era a vida em Luanda e mais interior de Angola, a relação com as tribos locais, o processo de ocupação e exploração do território. 

O resultado é uma obra extensa (um calhamaço, pois então; afinal são seiscentas e tal páginas), mas interessante. O autor não se perde demasiado na vida desta ou daquela personagem, saltando entre elas rapidamente, sem que o leitor perca o fio condutor à narrativa e o tédio o visite. E descreve os cenários com mestria, fazendo o mesmo com o carácter das personagens. 

Em síntese, este pareceu-me um bonito romance histórico, escrito com paciência e cuidado, revelando a coragem, a teimosia, a paixão e a loucura não só da personagem de Carlos, como também da de Leonor e o papel que as mesmas podem desempenhar nas nossas escolhas e no rumo que a vida toma. Às vezes, tudo sai tudo ao lado...! 

https://www.goodreads.com/review/show/1803121522

Sem comentários:

Enviar um comentário