sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O Processo, de Franz Kafka


"O Processo" de Franz Kafka
Relógio D'Água, 2015
293 Páginas

Publicado já depois da morte de Franz Kafka, "O Processo" é uma obra que não ficou completa. No entanto, a ideia que o autor pretende passar percebe-se bem, muito bem, sem qualquer margem para dúvidas. A sua escrita é clara.

A obra versa sobre a culpa (ser culpado a todo o custo, ser culpado sem conhecer o motivo, ser culpado porque se tentou defender ou até porque se envolveu com que não devia), a justiça (que aqui parece um mito, algo impossível e inatingivel, porque os advogados de defesa não têm ordem de assistir à sessão em que o seu cliente é acusado, nem ter sequer acesso aos documentos relacionados com o processo) e os tribunais  (que abrem a um Domingo e que dividem a sala onde a sessão se verifica com um casal de trabalhadores do tribunal, só para dar alguns exemplos). E continua a estar actual porque o bom desfecho do processo depende em muito dos bons contactos que se tem...! 

Nesta edição, e já depois de se conhecer o "fim", encontram-se vários capítulos fragmentados, que o autor, tendo morrido jovem e com tuberculose (deixou de se conseguir alimentar), deixou por terminar e que, ainda assim, não impedem, como já referi anteriormente, que se compreenda a ideia que este queria transmitir sobre o mundo das leis e a sociedade da época (?). 

Gostei muito e recomendo! Tinha lido "A Metamorfose" e, apesar de não ter desgostado, não fiquei muito fã. É um livro que nos comprime, que nos esmaga e, em certa medida, triste. "O Processo" é diferente, pois mantendo o estilo kafkiano de descrição da realidade por via da expressão de sentimentos e emoções, é uma obra soberba e faz-nos pensar no quão subjectiva pode ser a justiça!

*
"Ora, decerto que K. já se havia apercebido por esta altura, e por experiência própria, de que os funcionários subalternos da grande organização que era aquele tribunal não eram propriamente irrepreensíveis, mas sim incumpridores e até corruptos, pelo que se abriam, por assim dizer, brechas no sistema judicial, por natureza, rigoroso e hermético." (p. 114)

https://www.goodreads.com/review/show/1837130526

Sem comentários:

Enviar um comentário