sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Eu e os Políticos, de José António Saraiva

"Eu e os Políticos" de José António Saraiva
Gradiva, 2016
263 Páginas


José António Saraiva serve-se da sua experiência enquanto Director do Expresso e depois do Sol, para nos contar, de memória e/ou recorrendo a anotações tomadas no seu diário, aquilo que pensa sobre muitos dos políticos portugueses de agora, como resultado das conversas privadas que manteve directamente com estes ou através de terceiros (que os conheciam de perto) com eles. Há um caso ou outro de uma figura que não é política, mas que ainda assim acaba por ter relação com esta, como foi, por exemplo, o caso de Margarida Marante, um dos textos que mais gostei de ler aqui. 

No fundo o que o autor faz é colocar preto no branco o que pensa sobre cerca de 40 figuras relacionadas com a política portuguesa. O resultado é interessante, sobretudo para quem quiser compreender um pouco melhor como funciona na realidade este país. Além do que, curiosamente, reforcei a ideia que tinha de muitos deles e noutros fiquei com uma ideia ligeiramente diferente (em alguns casos, admito que a ideia que tinha melhorou bastante). 

No meu entender, o livro não é verdadeiramente polémico. É natural que algumas pessoas possam ficar um pouco desconfortáveis, milindradas, mas essas pessoas também sabem que no meio em que se movem têm de ter cuidado com o que dizem e em quem confiam. O mundo da política está cheio de jogos de bastidores, de punhaladas. Há amigos a sério, mas também há amigos que dão jeito, de circunstância, que hoje servem e amanhã já não servem. Faz parte da natureza humana quando o que está em causa é a obtenção de mais poder. No fundo, é essa a grande ideia que se tira da leitura de "Eu e os políticos". 
*
"Os políticos-comentadores são um pouco como os treinadores desempregados - que, para manterem a visibilidade, se tornam comentadores de futebol. E raramente assumem posições de ruptura. Porque podem voltar a ter emprego e não querem que os seus comentários lhes possam complicar a vida no futuro." (p.183).

https://www.goodreads.com/review/show/1836216827

Sem comentários:

Enviar um comentário