quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Na Vida com Garra, de Telma Monteiro

"Na Vida com Garra" de Telma Monteiro
Manuscrito, 2016
261 Páginas


A judoca de alta competição, de reconhecido mérito, esforço e dedicação (a quantidade de medalhas fala por si mesmo), que ganhou uma medalha de Bronze nos últimos Jogos Olimpicos, de 2016, no Rio de Janeiro, desafia cada um de nós a superar-se, a ser cada vez melhor e a realizar-se... Com garra! E garra parece não lhe faltar, dando para perceber ao longo de toda a obra que é uma mulher "de fibra", daquelas que, por mais obstáculos que encontre no caminho, jamais desiste. Porque desistir é desistir de si própria, como ela mesma refere. 

Contando a sua experiência de vida até entrar no Judo e depois enquanto judoca, Telma Monteiro procura retirar do Judo (do tatami - tapete) os ensinamentos necessários à nossa vida diária: à superação das dificuldades e à realização dos sonhos. Diria até que a autora nos apresenta um guia de alguém que passou e tem passado por muito até chegar onde já chegou. E atenção porque esse destino onde ela já chegou não é definitivo, nem fixo. Terá de continuar a trabalhar para o superar, sendo isso mesmo que ela defende como principio. É essencial manter a vontade de fazer sempre mais e melhor...!

Se gostei? Sim, muito. "Na Vida com Garra - Uma história inspiradora de superação e conquista" de Telma Monteiro foi uma agradável surpresa... Apesar de não ser judoca sinto, de alguma forma, que tenho muitos traços de carácter e, num certo sentido, de (dificil/trabalhoso) percurso em comum com a autora. Identifiquei-me várias vezes com a sua forma de pensar. E, por isso mesmo, ela conseguiu "tocar-me" várias vezes. Sorri muito, mas também me emocionei várias vezes com a sua autenticidade, perserverança e resiliência perante os momentos menos bons pelos quais já teve de passar. É dificil ficar e ser indiferente a tanta garra! Um exemplo a seguir, sem dúvida.

*
"Sonho de olhos abertos. Luto todos os dias por isso. Posso não ter a certeza desta «batalha», mas tenho a certeza de como a vou travar. 
No fim, seja qual for o resultado, tudo terá valido a pena. Porque no judo, como na vida, só há uma forma de estar, com garra." [p.257].

https://www.goodreads.com/review/show/1836215599

Sem comentários:

Enviar um comentário