quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Viciado no Pecado, de Monica James



"Viciado no Pecado" de Monica James
Planeta, 2016
342 Páginas


Dentro do género, este livro foge um pouco à regra...

Não temos um ricaço do meio imobiliário com um passado díficil, muitas vezes com incursão no crime e mal tratado pela familia. Temos um psiquiatra no centro da história, especialista no vício, encurralado entre um puro prazer carnal sem emoção e um prazer mais completo, que não deixando de ser carnal, não se orienta primeiramente por isso. É mais emocional, mais sensível, digamos assim. 

Não temos uma jovem à procura de trabalho, acabada de se licenciar, que se cruza com um ricaço, se interessa por ele e ele por ela. Temos duas mulheres com quem a personagem central desta história se relacionará, muito diferentes uma da outra e que se encaixam, cada uma delas num tipo de prazer diferente. Uma é ninfomaníaca e a outra sofreu abusos quando mais nova. 

O estilo de escrita é envolvente, a história também. Gostei desde o primeiro momento da abordagem que é feita ao tema vício e da presença de um psiquiatra que se auto-analisa, analisa os pacientes e aqueles que, não sendo seus pacientes, com ele se relacionam, sobretudo as mulheres. Esta componente psicológica agradou-me bastante. Aguardarei ansiosa pela continuação da história, devo admitir...!

*
"Mas eu sei que o vício tem a sua origem num único conceito, primitivo e simples. 
O desejo.
Quer o desejo seja de êxito, de beleza, de comida, de álcool, de drogas, de nicotina ou de sexo pornográfico, o resultado final é sempre o mesmo: todos queremos experimentar a euforia que decorre desses factores, e é nisso que nos viciamos. O que desencadeia o vício varia de pessoa para pessoa, mas, no fim, todos queremos ser... felizes. E, na maioria dos casos, a satisfação do desejo conduz à felicidade." (p.13)

https://www.goodreads.com/review/show/1859315577

Sem comentários:

Enviar um comentário