sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Neblina sobre Mannheim, de Bernhard Schlink e Walter Popp

"Neblina sobre Mannheim" de Bernhard Schlink e Walter Popp
Edições 70, 2002
303 Páginas

"Neblina sobre Mannheim" (em alemão "Selbs Justiz", título que em nada corresponde à versão portuguesa) corresponde ao livro de estreia de Bernhard Schlink, autor de "O Leitor". Trata-se de um livro escrito, nos anos oitenta, em parceria com Walter Popp. Foi inclusivamente este que trouxe Schlink, que sempre sonhara ser escritor (mas optou por uma carreira com juíz e professor de Direito), para o mundo da escrita. 

Trata-se de um romance policial, um estilo algo distinto daquele que seguirá posteriormente. Ainda assim, a linha temática é a mesma: há sempre alguém que sente culpa, culpa do seu passado  Nacional-Socialista e que tenta escondê-lo com vergonha e pudor; há sempre alguém ligado ao mundo das leis, isto é, um advogado, um juiz, um inspector, um procurador. E isto torna os seus livros extremamente interessantes; e com temas que são mesmo tempo objectivos e subjectivos. 

Embora não estando entre os meus livros preferidos de Schlink (tive momentos que me perdi), "Neblina sobre Mannheim" não deixa de valer a pena ser lido. Não só pelos temas abordados, como também porque foi daqui que Schlink partiu para a escrita.

Seria, agora, interessante que as Edições Asa - Grupo Leya decidissem publicar mais livros do autor, que a meu ver tão bem retrata muitos dos fantasmas que ainda persistem na Alemanha actual, como, por exemplo, "Die Frau auf der Treppe". Fica a sugestão!

https://www.goodreads.com/review/show/1888632930

Sem comentários:

Enviar um comentário