quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

A Pomba, de Patrick Süskind

"A Pomba" de Patrick Süskind
Editorial Presença, 2014
93 Páginas


Gostei muito de "O Perfume", mas "A Pomba" desiludiu-me. "A Pomba" parece-me uma amostra de qualquer coisa que ficou por concretizar... E eu diria que detestei o livro quase desde o início, apesar de estar muito bem escrito, convém notar. 

Não gosto da sua essência. É um livro deprimente. Cinzento. Por vezes, até mal cheiroso. Daqueles que chegamos a pensar enquanto o lemos: como é que eu fui achar que podia ser boa ideia ler-te, meu bom amigo?! Pois...

Eu li-o todo até ao fim na esperança de que a minha opinião pudesse mudar, mas isso não aconteceu. O porteiro Jonathan não me causou qualquer empatia. Não só porque fica horrorizado desde o início com o aparecimento de uma pomba (um animal aparentemente indefeso, porque ainda para mais surge ferido) na casa onde vive, com as críticas que faz às porteiras sendo ele também um porteiro (um contra-senso), como também com a constante referência ao acto de defecar da pomba, do mendigo com que se cruza na rua... 
*
"Andar acalma. A marcha possui uma virtude salutar. O ato de colocar regularmente um pé à frente do outro, acompanhado pelo balançar cadenciado dos braços, a aceleração do ritmo respirtatório, a ligeira estimulação do pulso, as actividades da vista e do ouvido necessárias à manutenção do equilíbrio - são acções que impelem o corpo e o espírito para uma convergência irresístivel, permitindo que a alma, por muito atrofiada e traumatizada que esteja, cresça e se expanda." [p.81]

https://www.goodreads.com/review/show/1864496962


Sem comentários:

Enviar um comentário