sábado, 14 de janeiro de 2017

O Excêntrico Mortdecai, de Kyril Bonfiglioli


"O Excêntrico Mortdecai" de Kyril Bonfiglioli
Marcador, 2015
214 Páginas

"O Excêntrico Mortdecai" pode ser um bom livro, mas não o foi para mim... 

O autor tem conhecimentos culturais diversificados, o que é interessante e manifestamente notório, mas isso por si só não basta. Não senti que houvesse história neste livro, nem consegui perceber qual a mensagem que se pretende transmitir. 

O que mais consegui reter neste livro foi a constante observação de Mortdecai ao peito das mulheres (que com ele se cruzavam, o que às tantas também se torna um pouco enjoativo... Se bem que isso pode estar relacionado com a excentricidade de Mortdecai), a descrição das suas idas à casa de banho (não percebi qual o interesse de ali aparecerem) e o cantar glorioso do seu canário (a que se referiu por diversas vezes e em relação ao que nada tenho a apontar), bem como alguns problemas com a policia. E a bebida. A bebida é algo que está quase sempre presente. 

Para mim, a parte melhor de "O Excêntrico Mortdecai" foi quando este se envolveu com a mulher de um falecido negociante de arte (o modo como isso aconteceu e como Mortdecai se soltou), seu rival, uma mulher um tanto ao quanto selvagem a julgar pelo que o autor, Kyril Bonfiglioli, nos refere. 

À parte disso, quase não consegui desligar-me do mundo real e entrar na história, sendo que o próprio Mortdecai não me conseguiu causar empatia enquanto personagem... Mas isso também se pode dever ao facto da figura me ser algo familiar (acho que já conheci alguém assim e o rasto que deixou não foi nada positivo sob nenhum aspecto). 

https://www.goodreads.com/review/show/1865948465

Sem comentários:

Enviar um comentário