terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway

"O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway
Edição Livros do Brasil Lisboa, 1998
134 Páginas



Em "O Velho e o Mar" Hemingway traz-nos uma história simples, mas bela. Como o próprio título da obra indica, a história concentra-se no velho Santiago, outrora um pescador cheio de sorte e ultimamente um pescador com muito pouca sorte. Um dia, Santiago vai sozinho para o mar e só sai de lá quando consegue pescar. Pescar a sério. 

Penso que a grande mensagem que o autor pretende passar se relaciona com a importância de se ser resilente perante as dificuldades da vida, de nunca se desistir daquilo em que se acredita quando se tem o coração e a alma cheios, transbordantes de bondade. 

Além de ter gostado de o ler, agora compreendo perfeitamente o porquê de me terem oferecido este livro aos 11/12 anos de idade. Não o li na altura porque não senti "aquele impulso", mas guardei-o sempre com um enorme carinho por me ter sido oferecido por dois grandes amigos (que já não se encontram entre nós) e por sentir que este livro teria certamente uma mensagem especial.  E tem. Leiam-no. É belo na sua simplicidade!
*
"Um homem nunca se perde no mar (...)" [p.95]

https://www.goodreads.com/review/show/1888644400

Sem comentários:

Enviar um comentário