quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

"A Contadora de Filmes" de Hernán Rivera Letelier

"A  Contadora de Filmes " de Hernán Rivera Letelier
Editorial Presença, 2009
88 Páginas

"A Contadora de Filmes" é daquelas histórias que se lêem rápido porque são muito breves, sem que isso impeça de ficarem connosco e se entranharem em nós. 

E isto deve-se não só à escrita de Hernán Rivera Letelier, como também à própria mensagem que a história carrega consigo... sobre o fascínio que o cinema causa (e depois a "ameaça" da televisão), a ilusão e a inocência da jovem idade e a miséria a que a pobreza muitas vezes condena no Chile dos anos sessenta - quando a maioria da população não tem dinheiro para ir ao cinema e, em alternativa, opta por assistir às narrações da jovem Maria Margarita sobre os filmes em exibição. 

O livro é muito bonito e deixou-me com vontade de conhecer mais obras de Letelier.


https://www.goodreads.com/review/show/8199288438

"The Power" de Rhonda Byrne




"The Power " de Rhonda Byrne
Simon & Schuster, 2011
272 Páginas

"The Power", segundo livro da colecção "The Secret" que li há vários anos atrás, repousava na minha cabeceira desde há cerca de quatro/cinco anos com apenas 3/4 capítulos da sua leitura em falta. Decidi terminá-lo agora, para o deixar ainda mais carregado de sublinhados e com a certeza de que já o devia ter lido na totalidade antes.

Para quem acredita que tudo é energia, a começar pelos nossos pensamentos e seu impacto, "The Power" é, sem dúvida, um livro a ler.

https://www.goodreads.com/review/show/8198851676

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

"Samarcanda" de Amin Maalaouf



"Samarcanda " de Amin Maalaouf
Marcador, 2023
352 Páginas

Amin Maalaouf consegue mesmo ser grandioso nas suas obras e, talvez até, genial! "Samarcanda" é o segundo livro que leio dele e adorei. 

Não consigo compará-lo a nenhum outro livro que tenha lido antes e, adicionalmente, foca-se em algumas figuras históricas persas muitissimo interessantes. Uma delas, a principal, é Omar Khayyam, um poeta, filósofo, astronómo e matemático, mais conhecido pela sua obra 'Rubaiyat' que terá tido uma grande influência em Fernando Pessoa!

A escrita do autor é brilhante e a forma como cruza o passado com o presente (sem que disso se esteja propriamente à espera - eu, pelo menos, não estava) do Médio Oriente é digna de se lhe tirar o chapéu. Está uma criação muito original, sem dúvida nenhuma.

Excelente!


https://www.goodreads.com/review/show/8171914605

sábado, 27 de dezembro de 2025

"Tempo de Natal" / "In Weihnachtszeiten" de Hermann Hesse



"Tempo de Natal" de Hermann Hesse
Dom Quixote, 2025
96 Páginas



"In Weihnachtszeiten" de Hermann Hesse
Insel Verlag, 2019
96 Páginas

Esta obra, "In Weihnachtszeiten"/" Tempo de Natal" reune vários textos de Hermann Hesse sobre a época natalicia, bem como pinturas feitas pelo próprio autor sobre este tempo do ano. 

O autor revela alguma desilusão e desencantamento, particularmente notórios aquando da celebração do Natal em plena Guerra Mundial (a festa do amor, da alegria natural e do júbilo devoto em pleno conflito, vivido pelos soldados e prisioneiros com nostalgia do que lhes é querido... da infância, da paz e da felicidade) e, de igual modo, já mais tarde com o crescente consumismo desenfreado estando já separado da mulher com quem constituira familia. Aliás, estes são dois dos "marcos temporais" em que Hesse se apresenta mesmo crítico.

A verdade é que as ideias do autor se mantêm actuais e parecem mesmo ter sido escritas ontem, tornando este livro uma interessante leitura de Natal.


https://www.goodreads.com/review/show/8171910797

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

"O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo" de Charlie Mackesy



"O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo" de Charlie Mackesy
Iguana, 2023
128 Páginas

"O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo" de Charlie Mackesy é um livro de uma sensibilidade, beleza e, ao mesmo tempo, simplicidade infinitas. E isto... Desde os desenhos às palavras breves, mas plenas de profundo significado.

Embora ainda tenha gostado mais de "Nunca te Esqueças. O Menino, a Toupeira, a Raposa, o Cavalo e a Tempestade", gostei também muito deste livro e recomendo: uma leitura leve e inspiradora!

"«Uma das nossas maiores liberdades é a forma como reagimos às coisas.»"


https://www.goodreads.com/review/show/8138651380

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

"D. Pedro V, o Bem-Amado" de Isabel Machado



"D. Pedro V, o Bem-Amado " de Isabel Machado
Manuscrito, 2025
576 Páginas

"D. Pedro V, O Bem-Amado" é um romance histórico de Isabel Machado sobre o rei D. Pedro V, o mesmo que teve como esposa a rainha D. Estefânia (sobre a qual li durante este ano um outro romance histórico, de Isabel Stilwell, que também muito apreciei: "Estefânia - A Rainha Virgem") e como pai o rei D. Fernando (o alemão) que ergueu o Palácio da Pena e transformou a Serra de Sintra no que ela é hoje, em termos de paisagem, valorizando-a. 

A autora retrata muitissimo bem a figura de D. Pedro, a sua relação nem sempre fácil com o pai, a dor de ter perdido a mãe (a rainha D. Maria II) cedo e da forma que perdeu, o seu sonho de desenvolver Portugal nos caminhos de ferro, na astronomia, no ensino (apenas para dar alguns exemplos) e a sua vontade de estar sempre próximo da população portuguesa sobretudo em caso de calamidade e desgraça, o amor puro-platónico que desenvolveu pela mulher e a forma como não mais recuperou da sua morte precoce.

Ademais, todo o período histórico em que este monarca vive é minuciosamente retratado quanto às suas caracteristicas, principais acontecimentos e às demais figuras históricas mais relevantes. Isabel Machado fez um trabalho de investigação eximio, sendo que até sobre a rainha D. Estefânia são conhecidos mais detalhes e pormenores (com os quais ainda não me tinha cruzado no outro livro acima referido). E isto sem falar na escrita... excelente da autora, como sempre!

Portanto, este é mais um livro que adoro desta autora! Isabel Machado está, sem dúvida, entre as minhas escritoras preferidas de romance histórico. 


https://www.goodreads.com/review/show/8090191868

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

"O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: Uma História de Amor" de Jorge Amado





"O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: Uma História de Amor " de Jorge Amado
Leya, 2001
110 Páginas

Desde há vários anos que ouvia falar do belíssimo livro de Jorge Amado, "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: Uma História de Amor", mas só agora é que os nossos caminhos se cruzaram efectivamente e ainda bem que isso sucedeu. 

Inicialmente escrito pelo autor para o seu filho (quando este era uma criança) e muito bem escrito (adorei os primeiros capítulos, um dos quais em que Jorge Amado escreve sobre o atrevido vento), o livro tem uma história muito bonita e original. Para mim, o único senão aqui é mesmo o desfecho da história que eu preferia ser outro... Porque, apesar de tudo, ainda tenho em mim um lado muito sonhador e acredito, por vezes, no impossível!

Gostei bastante e irei certamente ler mais livros de Jorge Amado. 


https://www.goodreads.com/review/show/8111307320

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

"Nunca te Esqueças. O Menino, a Toupeira, a Raposa, o Cavalo e a Tempestade" de Charlie Mackesy



"Nunca te Esqueças. O Menino, a Toupeira, a Raposa, o Cavalo e a Tempestade " de Charlie Mackesy
Iguana, 2025
128 Páginas

"Nunca te Esqueças. O Menino, a Toupeira, a Raposa, o Cavalo e a Tempestade" de Charlie Mackesy é daqueles livros bonitos que aquecem a alma e o coração, deixando uma mensagem geral de esperança e muitas mensagens simples carregadas de sensibilidade. 

Os desenhos de Mackesy são amorosos. Dá gosto olhar para eles e parar neles para admirar cada traço, cada forma e as diferentes tonalidades. 

Portanto, diria que Mackesy tem aqui a combinação perfeita entre desenhos e escrita! Adorei!


"Qual foi a melhor coisa que aprendeste sobre tempestades?" perguntou o menino. 

Que elas passam."

terça-feira, 18 de novembro de 2025

"The Signs: The New Science of How to Trust Your Instincts" de Tara Swart



"The Signs " de Tara Swart
HarperCollinsPublishers, 2025
240 Páginas

A conhecida e reconhecida neurocientista Tara Swart aborda neste seu livro,"The Signs: The New Science of How to Trust Your Instincts", como podemos tirar maior e melhor partido da nossa intuição, baseando-se em factos científicos e igualmente na sua experiência pessoal (relacionada com a forma como aprendeu a lidar com o luto do marido). 

A autora explica, por exemplo, a "fome" do nosso cérebro pelo que é novo e diferente, a importância do movimento para estarmos mais atentos aos sinais, a necessidade de estimularmos cada um dos nossos sentidos, como gerir melhor o stress, ... 

É um livro excelente, extremamente interessante! Adorei!


https://www.goodreads.com/review/show/8018977598

domingo, 16 de novembro de 2025

"A Mão que Mata" de Lourenço Seruya



"A Mão que Mata" de Lourenço Seruya
Cultura, 2021
320 Páginas


"A Mão que Mata" foi o segundo policial que li, o primeiro que li de Lourenço Seruya e posso dizer que adorei! 

Grande história de um homícidio ocorrido numa mansão na mística e, com frequência, enevoada Serra de Sintra. Várias personagens, potenciais homicidas com motivações muito diversas e distintas que nos deixam a pensar praticamente até ao fim: "foste tu?" ou "foste antes tu?"

E, claro, é daqueles livros que se começa a ler e não se consegue parar de ler até chegar ao fim. Parece uma espécie de droga... o "mal" é experimentar! Lê-se num ápice e vale muito a pena!


https://www.goodreads.com/review/show/8070806958

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

"O Círculo dos Dias" de Ken Follett





"O Círculo dos Dias " de Ken Follett
Editorial Presença, 2025
528 Páginas

"O Círculo dos Dias" é o mais recente livro de Ken Follett, focando-se na história da construção do círculo de pedras de Stonehenge. 

Contando com cerca de 5000 mil anos de existência e pedras que pesam entre 25 a 30 toneladas, Stonehenge é um lugar carregado de simbolismo, significado, misticismo e história. Celebra-se aqui, por exemplo, o Solstício de Inverno, quando os dias começam gradual e lentamente - após este "momento" que se traduz na mais longa noite do ano - a ficar maiores. 

Follett cria um livro com criadores do gado, agricultores e mineiros (com destaque para a Sílica)... e "dá voz" a um sonho, o de criar aquele simbólico círculo de pedras, lugar de importantes rituais (aqui presentes várias vezes). O resultado só poderia ser um grande livro!

Gostei muito. 


https://www.goodreads.com/review/show/8018975345

domingo, 19 de outubro de 2025

"Nem Todas as Baleias Voam" de Afonso Cruz


"Nem Todas as Baleias Voam " de Afonso Cruz
Companhia das Letras, 2023
280 Páginas

Começo por dizer que adoro a escrita de Afonso Cruz. Não são tanto as histórias, é mesmo a forma como a sua prosa é criativa e carregada de sensibilidade. Mas já li histórias nos livros dele que me ficaram entranhadas... e não sairam mais. 

Não foi, contudo, este o caso de "Nem Todas as Baleias Voam". Li-o depressa, gostei e encontrei aqui frases de uma beleza infinita sem, ainda assim, me terem feito adorar a obra. Sinto e creio já ter livros muito melhores de Afonso Cruz. 

Faltou qualquer coisa a "Nem Todas as Baleias Voam"... Terá sido um pouco mais de estrutura mantendo livre toda a sua criatividade? Não sei. Ou terá sido a paixão algo cega de uma das personagens por uma russa que me pareceu um lugar demasiado comum? Também não sei. 

Sei apenas que voltarei a ler Afonso Cruz, apesar deste livro não ter sido dos que mais gostei. 


https://www.goodreads.com/review/show/8001476579

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

"Catherine: The Princess of Wales: The Biography" de Robert Jobson


"Catherine: The Princess of Wales. The Biography" de Robert Jobson
John Blake Publishing Ltd, 2024
320 Páginas

Creio que não é uma tarefa simples escrever uma biografia sobre alguém que ainda se encontra vivo e muito menos quando esse alguém integra a esfera do poder. 

Sendo esta a futura rainha de Inglaterra, esperava que Robert Jobson fosse isento, objectivo e melhor contador de histórias, procurando redigir um livro alicerçado em investigação documental e, eventualmente, entrevistando figuras próximas da Princesa de Gales. Não foi, todavia, o que se verificou e salvo um ou outro pormenor, senti que, na generalidade, estava a ler uma série de revistas cor-de-rosa focadas nas fofocas da família real britânica. Algo aborrecido. 

Gostei de algumas partes, mas na generalidade não senti grande entusiasmo nesta leitura nem fiquei curiosa para ler outros livros de Jobson, para ser sincera. 


https://www.goodreads.com/review/show/7953747556

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

"Os Apanhadores de Bagas" de Amanda Peters



"Os Apanhadores de Bagas" de Amanda Peters
TopSeller, 2024
280 Páginas

"Os Apanhadores de Bagas" de Amanda Peters é um livro muito bem escrito. A história está bem pensada, construída e as personagens são ricas, sendo que a escolha da autora de usar duas delas para contar a história a partir de vivências diferentes e rumos distintos de vida após o rapto da irmã indigena (cuja familia ganhava a vida a apanhar mirtilos) é bastante interessante. E torna a leitura dinâmica, apesar da história em si ser emocionalmente densa... e algo pesada. 

Gostei muito e fiquei particularmente entusiasmada com o facto da autora manter o mistério sobre a relação entre essas duas personagens desde o início, bem como sobre como se verificou o rapto e o que sucedeu depois disso com a pequena menina raptada. Peters vai dando pequenas peças para encaixar, sem pressa e com inteligência, o que prende o leitor à história!

Recomendo. 

https://www.goodreads.com/review/show/7972526133

 

sábado, 4 de outubro de 2025

"Relato de um Náufrago" de Gabriel García Márquez



"Relato de um Náufrago" de Gabriel García Márquez
Publicações Dom Quixote, 2011
128 Páginas


Gabriel García Márquez conta em "Relato de um Náufrago" a história de um sobrevivente (o único) dos sete marinheiros colombianos caído ao mar, nos anos 50, do contratorpedeiro Caldas. 

Escrito inicialmente em catorze partes, publicadas diariamente no jornal El Espectador Bogotá, García Márquez decidiu vários anos mais tarde reunir tudo e dar origem ao presente livro. 

Obra diferente das demais do autor, "Relato de um Náufrago" é um testemunho do poder e da diferença que a resiliência humana têm quando tudo parece estar perdido e perto do fim. E, nessa perspectiva, parece-me um livro de esperança! Excelente!

"Quando vi novamente o Sol, estava outra vez recostado no remo. Sentia-me completamente extenuado. Agora não esperava a salvação por lado nenhum e sentia vontade de morrer. No entanto, algo estranho me acontecia quando sentia vontade de morrer: começava imediatamente a pensar num perigo. Esse perigo infundia-me esperanças renovadas para resistir. (...)"


https://www.goodreads.com/review/show/7966840079 

terça-feira, 30 de setembro de 2025

"A Noite da Tempestade" de Filipa Amorim



"A Noite da Tempestade" de Filipa Amorim
Suma, 2025
336Páginas


"A Noite da Tempestade" de Filipa Amorim foi uma excelente descoberta e a minha primeira leitura policial em adulta. 

Com um argumento bem pensado, personagens interessantes e intrigantes, e uma escrita agradável, a autora escolhe Santa Cruz, no Oeste, e em particular, as praias da Vigia e do Navio como palco para uma entusiasmante história envolta em várias tempestades e naquele tempo meio manhoso e temperamental que caracteriza a zona. 

O luto do irmão faz Sofia ir para Santa Cruz, onde desvenda o como e o porquê dessa morte, ao mesmo tempo que se redefine e reencontra o rumo da sua vida.  

O resultado é uma leitura viciante, dificil de interromper e com pressa de chegar ao fim! Voltarei a Filipa Amorim em breve certamente... pela qualidade do que escreve e até para me reencontrar em Santa Cruz. 


https://www.goodreads.com/review/show/7953735968

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

"A Guardiã" de Yael van der Wouden



"A Guardiã" de Yael van der Wouden
Edições Asa, 2024
304 Páginas

"A Guardiã" de Yael van der Wouden pareceu-me uma história algo estranha de uma relação que se desenvolve entre duas mulheres, de forma inesperada e só porque sim... Julgava eu. Uma, intitula-se de "guardiã" da casa e a outra será sua hóspede, mas... nem tudo é o que parece. 

Tendo como fundo profundo as consequências da Segunda Grande Guerra, há donos e ex-donos da casa, judeus à mistura na Holanda. A guardiã da casa talvez não seja quem parece ser à primeira vista. Vários segredos se cruzam e entrecruzam nesta história, envolvendo várias pessoas, e inclusivamente as quatro paredes daquela morada. 

Para mim, a "magia" desta leitura está na descoberta desses segredos e na compreensão da poderosa teia que finamente os esconde e relaciona.  

Gostei, embora não tenha adorado! 


https://www.goodreads.com/review/show/7911027392

domingo, 14 de setembro de 2025

"The Universe Has Your Back: Transform Fear to Faith" de Gabrielle Bernstein

"The Universe Has Your Back: Transform Fear to Faith" de Gabrielle Bernstein
Hay House Inc, 2016
200 Páginas

Gabrielle Bernstein é uma das vozes, actualmente conhecidas, a falar sobre a Manifestação. 

Literariamente, a escrita de Bernstein podia, a meu ver, ser diferente, mas, sob o ponto de vista da Manifestação, é interessante e deixa-nos a pensar. Algumas ideias centrais: o Universo protege-nos e, por isso, rejeição é protecção; se queremos deixar o Universo fazer o que lhe compete, temos de desapegar. 

Este foi o primeiro livro que li dela e gostei, devendo voltar a esta em breve, uma vez que é uma temática que me fascina. 


https://www.goodreads.com/review/show/7738815739

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

"Rumi: Sabedoria Intemporal" de José Luís Nunes Martins (Org.)



"Rumi: Sabedoria Intemporal" de José Luís Nunes Martins (Org.)
Nascente, 2025
160 Páginas

Ler Rumi é lavar a alma e ficar de coração cheio. 

Este livro de poemas, organizado e traduzido para língua portuguesa, é uma excelente aposta para ler descontraidamente entre a azáfama e o stress dos dias que passam a correr. 

Adorei!


https://www.goodreads.com/review/show/7863144317

terça-feira, 9 de setembro de 2025

"A Família Netanyahu" de Joshua Cohen



"A Família Netanyahu" de Joshua Cohen
Publicações Dom Quixote, 2022
264 Páginas

"A Família Netanyahu" de Joshua Cohen foca-se num episódio da história da família Netanyahu e, em particular, no pai do actual Presidente israelita que, sendo especialista em história dos judeus da Península Ibérica, pretende vir a desenvolver investigação nos EUA com uma bolsa e dar aulas, ao mesmo tempo que procura dar os primeiros passos na "criação" de uma identidade, história e cultura de Israel... digamos assim. 

Estando muitíssimo bem escrito e estruturado, a temática do livro de Cohen talvez não esteja entre as que mais me fascinam, mas... O livro está excelente e dá uma perspectiva interessante não só sobre o mundo judaico, como também sobre o jogo de favorecimentos e desfavorecimentos do mundo académico, algo que está muito para além do que é científico e que passa ao lado do comum dos mortais...!

Daí que, "A Família Netanyahu" seja uma boa e muito actual leitura, sem dúvida. 


https://www.goodreads.com/review/show/7893246888

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

"No Verão" de Karl Ove Knausgård



"No Verão" de Karl Ove Knausgård
Relógio D'Água, 2019
328 Páginas

"No Verão" é um livro de ensaios relacionados directa e/ou indirectamente com a temática do Verão, escrito pelo norueguês Karl Ove Knausgård para a sua filha recém-nascida. 

Pese embora um ou outro texto possam parecer como que caídos de pára-quedas na obra, a escrita de Knausgård é belíssima e dotada simultaneamente de uma encantadora simplicidade e naturalidade pelas pequenas coisas. É igualmente um convite à introspecção. 

Para além do Verão, o autor tem um volume para cada uma das outras três estações do ano: o Outono, o Inverno, a Primavera. E tenciono ler todos por ter gostado muito deste volume!


https://www.goodreads.com/review/show/7863115923


terça-feira, 26 de agosto de 2025

"Pés de Barro" de Nuno Duarte



"Pés de Barro" de Nuno Duarte
Leya, 2025
312 Páginas

Vencedor do Prémio Leya 2024, "Pés de Barro" de Nuno Duarte foi uma agradável surpresa! E entra, sem sombra de dúvidas, para a lista das minhas leituras preferidas deste ano. 

A escrita tem um interessante e pessoal toque de Saramago, um dos autores de eleição de Nuno Duarte, e, em certa medida, duas das personagens, Victor Tirapicos e Dália "Chocolate", fizeram-me lembrar Blimunda Sete Luas e Baltasar Sete Sóis... embora com contornos diferentes, atenção! Adorei esta "combinação" harmoniosa. 

Em termos de história, o livro foca-se na construção da Ponte hoje chamada de 25 de Abril, outrora Ponte Salazar, nos anos sessenta, na chegada a Lisboa de portugueses oriundos de várias zonas do país em busca de trabalho e de uma vida melhor, no modus operandi da PIDE, na insatisfação crescente dos portugueses com as colónias em África. 

Além do leitor aprender uma série de factos curiosos e habitualmente pouco falados sobre a história de Lisboa neste período, delicia-se com uma escrita pensada, estruturada e muitíssimo bela de ler. Recomendo mesmo e fico a aguardar com expectativa o próximo livro de Nuno Duarte! 


https://www.goodreads.com/review/show/7752672484

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

"Kairos" de Jenny Erpenbeck


"Kairos" de Jenny Erpenbeck
Relógio D'Água, 2024
336 Páginas




"Kairos" de Jenny Erpenbeck
Penguin Verlag, 2021
379Páginas

Vencedor do International Booker Prize 2024, "Kairos" foca-se essencialmente na relação entre Hans e Katharina, uma relação poder e submissão entre um homem mais velho, casado, e uma jovem cheia de ilusões. 

"Kairos" é uma leitura algo pesada, por vezes indigesta, sobretudo quando nos focamos na relação entre os dois e, na forma, com que, no decorrer da narrativa, Katharina se começa a desvalorizar e a esvaziar da sua identidade. 

Porém, a meu ver, Jenny Erpenbeck usa esta relação entre Hans e Katharina para nos expôr a dança de opostos e contradições da Alemanha pós Guerra. E, portanto, seguindo esta lógica de ideias, Hans representa a Alemanha "velha" saída do Nacional-Socialismo para a ocupação soviética, focada no poder e no controlo, enquanto que Katharina representa a Alemanha enclausurada no muro e prestes a conhecer a Liberdade, o outro lado, o do Ocidente, que é um mundo... a colocar em causa... o que se tem "em casa", mas ao mesmo tempo submissa e perdida de si própria. 

Katharina é a Alemanha mais recente, a Alemanha à procura de uma identidade, a Alemanha que saída da Guerra, ocupada e dividida, e depois reunificada "não sabe bem" onde se encontra no mundo... que lugar ocupar. 

Daí Erpenbeck apresentar a relação de Hans e Katharina sempre sem qualquer crítica. Porque, na verdade, a genialidade de "Kairos" está nesta visão, nesta perspectiva, das duas Alemanhas em confronto, representadas por Hans e Katharina, neste "momento oportuno". E isto está particularmente bem conseguido na minha visão!


https://www.goodreads.com/review/show/7752673858

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

"O Cão que Seguia as Estrelas" de Anna Sólyom



"O Cão que Seguia as Estrelas" de Anna Sólyom
Marcador, 2025
240 Páginas

Esta é a história de Roshi, o cão que, tendo-se assustando com o fogo de artíficio da comemoração da independência dos EUA, perde-se da sua dona. A partir daí vivencia todo um conjunto de aventuras, cruzando-se com diferentes vidas humanas que toca de maneira especial e significativa. Quando transforma a vida dessas vidas para melhor, retoma o seu caminho com o objectivo sempre leal de reencontrar a sua dona. 

"O Cão que Seguia as Estrelas" é um livro muito bonito sobre lealdade, esperança, resiliência... daqueles que não se consegue parar de ler (com a ânsia de saber tudo e conhecer o desfecho final) e que quando termina deixa "um simpático vazio":"então e agora?!".


https://www.goodreads.com/review/show/7833577834

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

"O Alquimista" de Paulo Coelho



"O Alquimista" de Paulo Coelho
Pergaminho, 2022
216Páginas

"O Alquimista" é o primeiro livro que leio, de forma completa, de Paulo Coelho e nunca me atraiu particularmente até ao momento em que percebi que a personagem principal tinha o sonho de conhecer as pirâmides do Egipto. 

A partir daí, li-o de enfiada. Não consegui parar. Pode ter algumas "mensagens" que são lugares comuns (e em termos literários não ser muito elaborado), mas insiste muito na importância de não desistirmos dos nossos sonhos mesmo quando tudo parece estar contra nós e a vontade que temos é largar tudo. É um livro carregado de esperança e, nessa perspectiva, gostei mesmo muito de o ler!


https://www.goodreads.com/review/show/7829835222

sábado, 9 de agosto de 2025

"O Livro do Verão" de Tove Jansson


"O Livro do Verão" de Tove Jansson
Relógio D' Água, 2024
168 Páginas

"O Livro do Verão" de Tove Jansson fez-me perder no imaginário das paisagens finlandesas... das praias nórdicas, do bosque e da floresta em pleno Verão. A autora traz-nos uma avó artista, pouco dada a emoções e sentimentalismos, mas sempre disposta a alinhar nas brincadeiras da inquieta neta de seis anos. 

Tem partes muito bonitas, e está muitissimo bem escrito, sendo um livro doce na medida certa. Uma das histórias que mais gostei foi quando a avó construiu a cidade de Veneza em miniatura e com materiais provenientes da natureza para a neta. Belíssimo mesmo! Quem não gostaria de ter uma avó assim?

https://www.goodreads.com/review/show/7814582247

quarta-feira, 23 de julho de 2025

"Kaput - O Fim do Milagre Alemão" de Wolfgang Münchau

"Kaput- O Fim do Milagre Alemão" de Wolfgang Münchau
Contexto, 2025
252 Páginas


Para mim, que me especializei em Política Externa Alemã e acompanhei de perto as premissas sobre as quais assenta  a ideia de que a Alemanha é o motor económico da Europa, este livro foi uma descoberta incrível. 

Escrito por um alemão a viver fora da Alemanha, "Kaput - O Fim do Milagre Alemão" demonstra como os chanceleres alemães da Alemanha reunificada e os demais ministros no geral têm feito más escolhas no que respeita às relações privilegiadas e focadas na economia que estabeleceram com a Rússia e a China. É também colocada em evidência a falta de investimento no desenvolvimento das telecomunicações e na própria digitalização e na indústria do carro elétrico. O excesso de conservadorismo, a densa burocracia, e a estreita ligação que existe entre empresas e política têm vindo a contribuir para a actual situação em que se encontra a economia alemã. 

Uma leitura imperdível para se perceber o estado económico-social e político da Alemanha pós Merkel!


https://www.goodreads.com/review/show/7794515114

sábado, 19 de julho de 2025

"O Pequeno Restaurante da Felicidade " de Ito Ogawa


"O Pequeno Restaurante da Felicidade" de Ito Ogawa
Editorial Presença, 2023
208 Páginas


"O Pequeno Restaurante da Felicidade" podia ter sido um livro excelente, mas é só razoável, a meu ver. 

O argumento é interessante, ainda que recorrente: alguém que através da cozinha muda a vida dos outros, inclusivamente a sua. Alguém que, perante a adversidade, muda completamente de vida (por causa de um desgosto ou trauma) e vê na cozinha uma forma de começar de novo. 

Todavia, Ito Ogawa parece ter alergia à utilização de capítulos para organizar a narrativa, o que me aborreceu de alguma forma, já que tinha de a escolher onde iria pausar a leitura e, ao mesmo tempo deixou-me com a sensação de confusão/caos. E, pese embora, a origininalidade que reconheço em várias partes da obra, incomodou-me o desfecho e o destino que foi atribuído à personagem Hermes. Sem entrar em pormenores, por muito mágica e lavoisiriana que a autora quisesse ser... não consegui gostar dessa parte. Senti que o sucedido foi uma traição a Hermes, acima de tudo. E foi penoso!

Será que Ito Ogawa segue este estilo sempre nos seus livros?! Refiro-me sobretudo à ausência de capítulos...


https://www.goodreads.com/review/show/7738814285

sábado, 12 de julho de 2025

"O Cavaleiro da Armadura Enferrujada" de Robert Fisher



"O Cavaleiro da Armadura Enferrujada" de Robert Fisher
Editorial Presença, 2016
136 Páginas

"O Cavaleiro da Armadura Enferrujada" é um maravilhoso conto sobre um cavaleiro que, tendo-se habituado a estar sempre de armadura, já não é capaz de a tirar nem de saber quem verdadeiramente é. 

Esta é a história de um cavaleiro que terá de passar por várias etapas até se libertar e reencontrar consigo próprio. 

Um livro dos quais dificilmente nos esqueceremos. Porque todos nós já fomos, ou conhecemos, em algum momento um cavaleiro de armadura enferrujada, sempre pronto para a acção, para o combate e para o baile de máscaras que é viver em sociedade, esquecendo-se da sua autêntica e mais pura essência.

Adorei!


https://www.goodreads.com/review/show/7731465041


quinta-feira, 10 de julho de 2025

"O Belo Verão" de Cesare Pavese



"O Belo Verão" de Cesare Pavese
Livros do Brasil, 2021
112 Páginas

Cesare Pavese está entre os meus escritores italianos preferidos. Escreve de forma simples, delicada, poética e, ao mesmo tempo, profunda. 

"O Belo Verão" é mais um bonito livro. Apresenta-nos a história de uma amizade, perda de inocência e descoberta do mundo de duas amigas muito diferentes entre si... Num ambiente com pintores e musas inspiradoras. 

Lê-se com vontade e quando se termina... quer-se mais. É leve, agradável e sonhador. 

Gostei muito!


https://www.goodreads.com/review/show/7720746970


sábado, 5 de julho de 2025

"Philosophy for Polar Explorers" de Erling Kagge


"Philosophy for Polar Explorers" de Erling Kagge
Penguin, 2019
208 Páginas

"Philosophy for Polar Explorers" é o segundo livro que leio do norueguês Erling Kagge e gostei bem mais deste do que de "Silence: In the Age of Noise". Kagge foi a primeira pessoa a subir aos três pólos: o Pólo Norte, o Pólo Sul e o pico do Evereste. 

Defendendo a necessidade de nos "enraizarmos" na natureza e de regressarmos a ela como forma também de nos (re)encontrarmos com a nossa essência, o autor apresenta a sua filosofia em dezasseis pontos que são aplicáveis à vida no geral, partilhando connosco as aprendizagens que tem vindo a adquirir no decorrer das suas conquistas. 

Os pontos são os que se seguem:

1. Set your own compass

2. Get up early

3. Train yourself in optimism

4. Don't fear your own greatness

5. Don't mistake probability for possibility

6. Don't take stupid risks

7. Have something to lose

8. Don't chase happiness, let it chase you

9. Learn to be alone

10. Enjoy small helpings

11. Accept failure

12. Find freedom in responsibility

13. Make flexibility a habit

14. Don't leave luck to chance

15. Allow your goal to pursue you

16. Reset your compass 

É um livro muito bonito e com fotografias belíssimas relacionadas com experiência polar de Kagge. 


https://www.goodreads.com/review/show/7707160897