terça-feira, 26 de agosto de 2025

"Pés de Barro" de Nuno Duarte



"Pés de Barro" de Nuno Duarte
Leya, 2025
312 Páginas

Vencedor do Prémio Leya 2024, "Pés de Barro" de Nuno Duarte foi uma agradável surpresa! E entra, sem sombra de dúvidas, para a lista das minhas leituras preferidas deste ano. 

A escrita tem um interessante e pessoal toque de Saramago, um dos autores de eleição de Nuno Duarte, e, em certa medida, duas das personagens, Victor Tirapicos e Dália "Chocolate", fizeram-me lembrar Blimunda Sete Luas e Baltasar Sete Sóis... embora com contornos diferentes, atenção! Adorei esta "combinação" harmoniosa. 

Em termos de história, o livro foca-se na construção da Ponte hoje chamada de 25 de Abril, outrora Ponte Salazar, nos anos sessenta, na chegada a Lisboa de portugueses oriundos de várias zonas do país em busca de trabalho e de uma vida melhor, no modus operandi da PIDE, na insatisfação crescente dos portugueses com as colónias em África. 

Além do leitor aprender uma série de factos curiosos e habitualmente pouco falados sobre a história de Lisboa neste período, delicia-se com uma escrita pensada, estruturada e muitíssimo bela de ler. Recomendo mesmo e fico a aguardar com expectativa o próximo livro de Nuno Duarte! 


https://www.goodreads.com/review/show/7752672484

Sem comentários:

Enviar um comentário