"D. Pedro V, O Bem-Amado" é um romance histórico de Isabel Machado sobre o rei D. Pedro V, o mesmo que teve como esposa a rainha D. Estefânia (sobre a qual li durante este ano um outro romance histórico, de Isabel Stilwell, que também muito apreciei: "Estefânia - A Rainha Virgem") e como pai o rei D. Fernando (o alemão) que ergueu o Palácio da Pena e transformou a Serra de Sintra no que ela é hoje, em termos de paisagem, valorizando-a.
A autora retrata muitissimo bem a figura de D. Pedro, a sua relação nem sempre fácil com o pai, a dor de ter perdido a mãe (a rainha D. Maria II) cedo e da forma que perdeu, o seu sonho de desenvolver Portugal nos caminhos de ferro, na astronomia, no ensino (apenas para dar alguns exemplos) e a sua vontade de estar sempre próximo da população portuguesa sobretudo em caso de calamidade e desgraça, o amor puro-platónico que desenvolveu pela mulher e a forma como não mais recuperou da sua morte precoce.
Ademais, todo o período histórico em que este monarca vive é minuciosamente retratado quanto às suas caracteristicas, principais acontecimentos e às demais figuras históricas mais relevantes. Isabel Machado fez um trabalho de investigação eximio, sendo que até sobre a rainha D. Estefânia são conhecidos mais detalhes e pormenores (com os quais ainda não me tinha cruzado no outro livro acima referido). E isto sem falar na escrita... excelente da autora, como sempre!
Portanto, este é mais um livro que adoro desta autora! Isabel Machado está, sem dúvida, entre as minhas escritoras preferidas de romance histórico.
https://www.goodreads.com/review/show/8090191868

Sem comentários:
Enviar um comentário