sexta-feira, 7 de abril de 2017

Snu e a vida privada com Sá Carneiro, de Cândida Pinto


"Snu e a vida privada com Sá Carneiro" de Cândida Pinto
Publicações Dom Quixote, 2011
318 Páginas


Cândida Pinto apresenta-nos na presente obra uma interessante biografia de Snu, a mulher que vivia maritalmente com Sá Carneiro, então Primeiro-Ministro português, aquando do acidente de Camarate ocorrido em Dezembro de 1980, no qual também perdeu a vida. 

Dinamarquesa de nascimento, mas cosmopolita no decorrer da sua vida, Snu traz para Portugal do Estado Novo (e, mais tarde, Portugal recentemente democrático) uma lufada de ar fresco. É responsável pela criação da Editora Publicações Dom Quixote, ainda hoje existente, mas também por agitar a moral e os costumes vigentes por manter uma união de facto (hoje tão comum) com Sá Carneiro, seu segundo companheiro. 

Snu era uma mulher fascinante e fascinada fiquei eu também ao ficar a conhecer um pouco melhor o que foi a sua vida antes e para além de Sá Carneiro, que ela tanto amou depois de terminar o seu casamento com Vasco Abecassis (de quem teve três filhos, um dos quais Rebecca, jornalista na Sic), bem como  era a política portuguesa e toda a intriga relacionada com esta no período em que viveu. 
Gostei muito.


https://www.goodreads.com/review/show/1962614165

Sem comentários:

Enviar um comentário