sexta-feira, 7 de abril de 2017

A Rapariga Dinamarquesa, de David Ebershoff

"A Rapariga Dinamarquesa" de David Ebershoff
Porto Editora, 2010
322 Páginas


Inspirando-se na história verídica do pintor dinamarquês Einar Wegener (1882-1931), que mais tarde se torna Lili Elbe, "A Rapariga Dinamarquesa" (de que há um filme - ver trailer aqui: https://www.youtube.com/watch?v=xf5tOTNqM0s ) trata-se, antes de mais de uma bonita história de amor de alguém (a também pintora Gerda Gottlieb, aqui Greta) que abdica e incentiva o homem que ama e com quem é casada a realizar e a alcançar a liberdade enquanto ser humano num corpo de mulher. 

Na verdade, esta é uma situação delicada para ambos, sobretudo se tivermos em atenção que se passa entre os finais do século XIX e os inícios do século XX, numa altura em que a sociedade e a própria ciência ainda não estão nem abertas nem preparadas para lidar com isto. 

Por outro lado, e do ponto de vista interior, parece-me complicado enquanto mulher amar um homem que não parte, não morre, e só a "deixa" porque quer ser e se sente mulher e a natureza não "ajudou" (Wegener era intersexual, o que, conforme consta no dicionário corresponde a uma pessoa que tem caracteres sexuais femininos e masculinos) e ainda assim mantém um enorme carinho por ela (sem nunca a tratar mal, antes pelo contrário). 

Para ele, parece-me igualmente delicado nascer com um corpo de homem sentindo-se mulher e custa-me pensar não só nisso, como também em todo o sofrimento pelo qual terá de passar para que possa fazer a "transformação física" e, mais tarde, burocrática. Até porque as cirurgias parecem ter, tanto quanto sei, implicações/consequências em quem tem de se submeter a elas e acredito, embora sem conhecimento de causa, que esta deverá ser uma situação particularmente dolorosa; é preciso muita coragem e vontade...!

Regressando ao livro propriamente dito, gostei sobretudo de o ler pela sensibilidade com que o autor, David Ebershoff, aborda a vida de Wegener, articulando-a com alguma ficção, e toda a problemática acima indescrita. É impossível ficar indiferente...!

https://www.goodreads.com/review/show/1958704445

Sem comentários:

Enviar um comentário