segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Amor, Ponto e Vírgula, de Andrew Nicoll



"Amor, Ponto e Vírgula" de Andrew Nicoll
Editorial Presença, 2011
401 Páginas

"Amor, Ponto e Vírgula" é um romance incomum e original, carregado de exotismo. A narradora é a Santa Walpurnia, uma virgem barbuda, padroeira da cidade de Ponto localizada algures no Báltico. E a história passa-se essencialmente entre o Presidente da Câmara, Tibo Krovic, e a sua Secretária, Agathe Stopak, por quem está secretamente apaixonado há já algum tempo. Ela é casada, mas vive infeliz porque apesar dos seus vários esforços o marido só quer a companhia do álcool quando chega a casa... 

A verdade é que apesar destas premissas aparentemente simples e comuns, a história ganha contornos especiais do início ao fim. Walpurnia está sempre a ser chamada, há bruxas e feitiços e personagens que evoluem da sua forma humana para dálmatas...! E a história de amor que se desenvolve entre Tibo e Agathe é muito bonita, mas está longe de ser linear... De um momento para o outro, Agathe passa a ser objecto de desejo de mais outro homem na história. Porém, enquanto um nutre por ela um bonito amor, ou outro só sente desejo e não tem amor!

A escrita é bela, leva-nos a sonhá-la até por causa da própria forma como é contada e também nos deixa a pensar sobre as implicações de se: gostar de alguém e mantê-lo em segredo sem avançar no dito momento, porque nunca o encontramos e estamos sempre à espera de uma altura melhor, e com isso perder a oportunidade; escolher alguém por quem temos atracção física, mas não verdadeiro sentimento, porque a pessoa por quem temos algum sentimento "não se mexe", ficamos a achar que o sentimento não é correspondido, o tempo passa e não temos a vida toda; e de se permanecer numa relação em que não só não nos sentimos realizados, como nem somos felizes... Questões com que, certamente, nos iremos cruzar pelo menos uma vez na vida (mesmo que isso não se passe connosco é muito possível que possamos conhecer alguém que já esteve ou virá a estar em circunstâncias semelhantes). 
*
"É assim que o amor é: dá a tudo um sabor novo, pinta tudo com cores diferentes, acaricia os nervos com uma sensação aguda que faz lembrar picadas de agulha, torna o entediantemente mundano novamente suportável."(p.158)

https://www.goodreads.com/review/show/1897793076

Sem comentários:

Enviar um comentário