segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O Almirante Português, de Jorge Moreira Silva

"O Almirante Português" de Jorge Moreira Silva
Marcador, 2015
286 Páginas

Ler "O Almirante Português" foi uma lufada de ar fresco não só por causa do período histórico em que esta história se passa (no tempo de Napoleão) como também por toda a terminologia e contexto navais da época (ainda que alguns se utilizem ainda hoje). 

Gostei também da exploração que aqui é feita da relação entre portugueses e italianos, entre portugueses e franceses (uma relação complicada, sendo que o apoio aos ideais de Liberdade levava à morte), e entre portugueses e ingleses (o papel da aliança com Inglaterra, apesar da mesma nem sempre ser consensual). Igualmente interessante foi a apresentação da figura do Almirante inglês Nelson, mais conhecido pela sua participação contra as Guerras Napoleónicas, de uma forma mais humana (o que permite conhecer alguns dos seus defeitos, no meu entender), como o próprio autor observa em "Explicação aos leitores", contrastando com a idolatria que habitualmente se faz ao mesmo. 

Quanto à escrita nada a apontar. Este romance histórico além de estar muito bem escrito, permite-nos uma leitura fluída e, por isso mesmo, conseguiu prender-me a atenção desde o início. Há, todavia, um aspecto que poderia ser tido em maior atenção num próximo romance e que se relaciona com as transições que faz de umas partes para as outras na história: talvez estas possam ser escritas de uma forma "menos acelerada", sem que com isso se a quebre a dinâmica da narrativa, que, a meu ver, é excelente e não é nada maçadora!

Assim sendo, aqui ficam os meus parabéns a Jorge Moreira Silva por este seu primeiro romance (histórico). Venha daí o próximo!

https://www.goodreads.com/review/show/1902335689

Sem comentários:

Enviar um comentário