terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A Terra de Ana, de Jostein Gaarder


"A Terra de Ana" de Jostein Gaarder
Editorial Presença, 2017
182 Páginas


Na linha da tradição norte-europeia, Jostein Gaarder serve-se do tema do clima e em particular das alterações climáticas para escrever este seu livro, cruzando o presente e o futuro como passado e como presente respectivamente. 

A grande mensagem que penso que Gaarder aqui pretende transmitir relaciona-se com o facto de todos sermos responsáveis por aquilo que está a acontecer no nosso planeta e com as espécies animais e vegetais. E seremos tão responsáveis por aquilo que deixaremos às gerações vindouras quanto o são as gerações passadas por aquilo que nos deixaram a nós. Vale a pena pensar nisto!

Gostei de "A Terra de Ana", mas estava à espera de qualquer coisa menos leve... Qualquer coisa ao estilo de "A Rapariga das Laranjas", "O Enigma e Espelho", só para dar alguns exemplos. A verdade, porém, é que, tanto quanto percebi, este livro enquadra-se na colecção juvenil e, portanto, isso justifica o facto de ser muito mais leve do que é habitual neste autor, caracterizado por ter como temáticas a relação entre a vida e a morte e recorrer ao pensamento dos filósofos com frequência nos seus livros. 

https://www.goodreads.com/review/show/1912482287

Sem comentários:

Enviar um comentário