sexta-feira, 3 de março de 2017

A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón




"A Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón
Planeta, 2016
555 Páginas

Um livro dentro de outro livro, uma história dentro de outra história. Personagens que dão vida a outras... Mistério, muito mistério. A paixão por livros, verdadeira e autêntica que nos leva a ser, por vezes, um pouco loucos. O Amor e o Ódio a caminhar muito próximos. A amizade e a lealdade, genuinas e sem preço. A obstinada teimosia. E tudo tem uma razão de ser, um sentido, como convém não esquecer e é sempre bom lembrar!

Adorei este livro. Não tenho nada a apontar. Gostei da escrita. Tem tiradas brilhantes, comuns porque se referem a situações do dia-a-dia e nesse sentido são óbvias quando lidas, mas a verdade é que ninguém pára habitualmente para pensar nessas mesmas coisas daquela forma. É viciante, dando vontade de querer conhecer tudo, saber o que se passa, o que se passou e o que se passará e perceber em que sentido se desenrola e desenrolará a acção, mas, ao mesmo tempo, dá vontade de saboreá-lo lenta e vagarosamente, sem pressa de chegar demasiado rápido ao fim. 

Várias foram as vezes que dei por mim com sono a querer fechar os olhos, porque a morrer de cansaço e a não querer descansar, porque queria ler mais e mais e não me apetecia parar. Também várias foram as vezes que me custou largar a leitura, e pousar o livro, porque o dever me chamava. Fiquei presa a "A Sombra do Vento" sem me dar conta disso. Terminei de o ler ontem à noite e, preparando-me para ler "O Jogo do Anjo" que se segue, já me questionei o que será feito de Daniel Sampere? Vai voltar em alguns dos livros que seguem a colecção? E o seu fiel amigo Fermín também? Palavra que gostei imenso daqueles dois e da curiosa e estreita relação de amizade que se desenvolveu entre ambos. E o modo como Daniel sente os livros? É maravilhoso. 

"A Sombra do Vento" fez-me aquilo que nem todos os livros me conseguem provocar... Conseguiu fazer-me desligar do aqui e do agora totalmente. Deixe de ser a Marisa. E durante o tempo que li senti-me muitas vezes, Daniel Sampere, Beatriz, Penélope, Fermín, Julian Caráx, ... Viajei até Barcelona do pós Segunda Guerra Mundial e fui livre. Sonhei com outras vidas. Vivi outras vidas. Adorei.

E vou já começar "O Jogo do Anjo" daqui a pouco...!

https://www.goodreads.com/review/show/1912479458

Sem comentários:

Enviar um comentário