quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Grace de Mónaco, de Jeffrey Robinson



"Grace de Mónaco" de Jeffrey Robinson
Edições Asa, 2014
376 Páginas

"Grace de Mónaco" trata-se de uma biografia sobre a princesa Grace, que também foi Grace Kelly, modelo e actriz norte-americana descendente de pai  irlandês e mãe alemã. Jeffrey Robinson limitou-se a contar a verdade sobre a sua vida (respeitando o apelo de Rainier e, portanto, a biografia é oficial), ajudado pelos relatos de Rainier e dos filhos Carolina, Alberto e Stéphanie, bem como por várias outras celebridades e não celebridades que com ela privaram de algum modo. 

A obra permite-nos conhecer não só a vida da princesa Grace, antes de se casar com Rainier e durante o tempo em que viveu já casada com ele, como também a vida deste (antes e depois de se casar), dos três filhos e ainda do próprio Mónaco e do papel que o casal teve no desenvolvimento daquilo que o principiado é actualmente. 

Em termos de estrutura, "Grace de Mónaco" é uma obra dinâmica, na medida em que o seu autor alterna capítulos da vida da familia real com capítulos sobre a História, a Política e os negócios do Mónaco, o que a torna, na minha perspectiva, muitissimo interessante e justifica a sua recomendação a todos os interessados por Grace e a familia real do Mónaco e/ou a todos os interessados pela História do Mónaco.

*
"O principiado do Mónaco da juventude de Rainier era um lugar sombrio que vivia da glória de uma idade de ouro há muito perdida no tempo. Tudo mudou quando ele conheceu, se apaixonou e se casou com Grace Kelly. Grace deu vida à Riviera como só um ícone do cinema seria capaz. Com os seus amigos de Hollywood, formou um elenco de personagens que devolveu a Monte Carlo a fama de destino mais glamoroso do mundo. (...)" (p.343)

https://www.goodreads.com/review/show/1738387233

Sem comentários:

Enviar um comentário