domingo, 28 de agosto de 2016

A Última Valsa de Chopin, de José Jorge Letria

"A Última Valsa de Chopin" de José Jorge Letria
Oficina do Livro, 2010
167 Páginas



Sem se tratar de uma biografia no sentido habitual, "A Última Valsa de Chopin" foca-se na vida do compositor polaco Frédéric Chopin (que viveu praticamente toda a sua vida em Paris, onde também viria a morrer, sempre com Varsóvia no coração) recorrendo a uma abordagem lírica, quase musical, capaz de colocar o leitor a lê-la como se estivesse a ouvir música. 

José Jorge Letria, pelo que se percebe um grande fã deste polaco, escreve como que em jeito de conversa com ele. Denunciando as suas mágoas, as suas paixões, as suas fragilidades, as suas qualidades e a enormidade do seu talento, o autor apresenta-nos uma obra que facilmente agradará aos fãs de Chopin, mas também àqueles que ainda se tenham cruzado pouco com a obra e vida deste.

É um livro bonito, embora com alguma carga dramática, própria das circunstâncias em que costumam viver os grandes génios. Lê-se depressa, ainda que sem pressas...!

*
"Diziam os que mais te admiravam que em ti nunca a técnica foi mais poderosa e insinuante que a essência da arte. A arte era o fim e a técnica apenas o meio. Eis a razão pela qual detestavas o virtuosismo quase circense de quem só te satisfazia quando deixava o público boquiaberto com o incontinente galope das notas no branco-negro das teclas. E que ninguém se atrevesse a convidar-te para tocar se não assegurasse a presença na sala de um piano Pleyel, o único capaz de vestir a tua música com todos os timbres e nuances que para ela imaginaras. Se não houvesse um disponível, então que alguém instalasse o teu na sala." (p.82)

https://www.goodreads.com/review/show/1738386857

Sem comentários:

Enviar um comentário