sábado, 10 de setembro de 2016

Isabel II Uma vida um reino, de Marc Roche


"Isabel II. Uma Vida, um Reino" de Marc Roche
Editorial Presença, 2016 
199 Páginas

Isabel II de Inglaterra comemorou 90 anos este ano, tendo nascido entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Viveu a Segunda Guerra Mundial e todos os grandes acontecimentos históricos ocorridos desde então. Conviveu com Churchill, que muito admirava, De Gaulle, fala francês e gosta imenso de França, e Thatcher, com quem não se dava lá muito bem, e enfrentou com alguma frieza o modo desfavorável com que a opinião pública inglesa tem visto a monarquia inglesa em momentos chave. A crise do casamento de Diana e Carlos, a separação e o divórcio destes, bem como o acidente que a vitimou em Paris, são apenas alguns exemplos. 

No que me diz respeito, sempre simpatizei mais com a sua mãe do que com Isabel II. Sentia-a fria, calculista, severa, austera. Parece que não falhei muito, a julgar pelas conhecedoras palavras de Marc Roche. A diferença é que agora compreendo-a melhor. Muito melhor. E tudo faz sentido. 

"Isabel II: Uma vida, um reino" é uma biografia que aborda não só a vida desta rainha inglesa, como também a vida daqueles que com ela se relacionam com ela e com o seu reinado de forma indelével. Refiro-me essencialmente ao seu marido, ao seu filho Charles e ao seu neto William. Mas também a vários políticos ingleses. É também um livro que permite conhecer a História de Inglaterra de um ponto de vista diferente, vista a partir da monarquia inglesa e da rainha Isabel II.

Em termos de estrutura, a obra organiza-se por capítulos cronológicos e a existência de uma árvore geneológica nas primeiras páginas facilita a compreensão de onde vem a rainha (seus ascendentes) e para onde caminha a sua familia (seus descendentes). 

Gostei, mas não sei se pela personalidade em si, se pelo estilo de escrita do autor, senti que lhe falta qualquer coisa... Porventura, alguma sensibilidade, alguma empatia. No entanto, não deixa de ser um livro a ler para aqueles que quiserem conhecer um pouco sobre Isabel II e tudo o que com ela está relacionado. 
*
"Temos sempre a impressão de ter visto a rainha Isabel II, a monarca mais fotografada do planeta. num museu de cera. Talvez isto se deva ao facto de a soberana, com a idade de noventa anos, encarnar toda a história contemporânea não só do Reino Unido mas do mundo" (p.13)


https://www.goodreads.com/review/show/1750979314

Sem comentários:

Enviar um comentário