terça-feira, 10 de maio de 2016

A Cura de Schopenhauer, de Irvin D. Yalom




"A Cura de Schopenhauer" de Irvin D. Yalom
Saída de Emergência, 2009
320 Páginas


"A Cura de Schopenhauer" consiste numa (muito) feliz mistura de filosofia com psiquiatria/psicoterapia e literatura, permitindo-nos uma viagem ao pensamento do filósofo alemão, Arthur Schopenhauer (1788-1860), sem esquecer as passagens ainda que breves por Immanuel Kant (1724-1804) e por Friedrich Nietzsche (1844-1900). Trata-se acima de tudo de um romance de ideias em que o autor, Irvin D. Yalom, consegue a fantástica proeza de nos oferecer umas quantas sessões de psicoterapia à distância.

Yalom centra a obra na relação que o homem tem por um lado, com a morte, e por outro, com o sexo, levando-nos a reflectir sobre o sentido e o significado destas na nossa vida. De forma inconsciente, o leitor entra em psicoterapia, vendo-se a repensar e a questionar algumas das suas crenças muito naturalmente e determinados rumos que a vida, por vezes, segue quando nos relacionamos com os outros. É um livro que quebra as amarras do pensamento, desfaz os nós e que consegue deixar o leitor de alma lavada.

Não é a primeira vez que leio Yalom e parece-me que também não será a última. Até à data "Quando Nietzsche chorou" era o meu livro preferido deste autor. Continua a sê-lo, mas "A Cura de Schopenhauer" também passará a integrar essa categoria especial, apenas reservada àqueles livros cuja leitura e mensagem, passe o tempo que passar, jamais se esquecerá...! Excelente.
*

"Cada vez que respiramos, afastamos a morte que nos ameaça. (...) No fim, ela vence, pois desde o nascimento é esse o nosso destino e ela brinca um pouco com a sua presa antes de a comer. Mas continuamos a viver com grande interesse e inquietação durante o máximo tempo possível, do mesmo modo que sopramos uma bola de sabão até que esta ficar bastante grande, embora tenhamos a certeza absoluta que vai rebentar. (...)" (Yalom, 2009, p.11)

https://www.goodreads.com/review/show/1618679106?book_show_action=false

Sem comentários:

Enviar um comentário