quinta-feira, 5 de maio de 2016

O Pecado de Darwin, de John Darnton


"O Pecado de Darwin" de John Darnton
Casa das Letras, 2009
370 Páginas


Sendo baseado em documentos históricos, "O Pecado de Darwin" é nos contado de três ângulos diferentes, o que confere um certo dinamismo à leitura: o percurso de Charles Darwin (1809-1882) até à sua viagem no Beagle, muito inspirado pela vida e obra do geógrafo alemão Alexander von Humboldt (1769-1859), e a viagem propriamente dita, as cartas da sua filha Lizzie e ainda a viagem de descoberta de Hugh e de Beth à volta da vida de Darwin e das suas próprias vidas. 

Inicialmente, a obra pareceu-me algo monótona, tendo mesmo chegado a pensar estar diante de um mero relato de viagens de descoberta científica numa ilha e no Beagle. No entanto, o encontro de Hugh e de Beth e a partida inesperada desta última acabou por dar um novo fôlego à mesma e transformar a minha ideia inicial, bem como o aparecimento da primeira carta da filha de Darwin. Qualquer um destes três ângulos encontra-se envolto em grande mistério até lermos mais de 60% da obra e só muito próximos do final é que a história (resultante da junção dos três ângulos) começa a fazer sentido e tudo começa a encaixar. 

A obra gira sobretudo em função da teoria da evolução através da selecção natural. São referidos (e surgem) vários nomes de pensadores/cientistas contemporâneos de Darwin, bem como a hipótese da teoria não ter sido total e originalmente criada por este. Gostei e talvez um dia me aventure na leitura de "A Viagem do Beagle", a viagem que, tendo durado quatro anos e nove meses, seria responsável por influenciar e determinar o desenvolvimento da teoria de Darwin e, consequentemente, por inspirar o aparecimento do Darwinismo Social e influenciar o desenvolvimento de teorias noutras áreas do conhecimento, como a da Geografia, e dos fundamentos de concepções do mundo, como a de Adolf Hitler (a propósito da maior aptidão e capacidade da raça ariana para sobreviver e dominar em contraste com a inaptidão dos judeus, por exemplo, que deveriam desaparecer...).  

https://www.goodreads.com/review/show/1618641609

Sem comentários:

Enviar um comentário