sexta-feira, 12 de maio de 2017

Pinturas da Natureza. Uma Antologia, de Alexander von Humboldt

"Pinturas da Natureza. Uma Antologia" de Alexander von Humboldt
Assírio & Alvim, 2007
206 Páginas


Quanto mais leio sobre e de Alexander von Humboldt mais fã me torno...

Humboldt foi um homem muito à frente do seu tempo. Um cientista cujas teorias elaborou depois de muito conhecimento prático. Viajou pela Europa, foi no continente americano que fez a viagem da sua vida (usando a herança deixada pela morte da mãe) e esteve também na imensa Rússia. Era no contacto directo com a natureza que sentia feliz e realizado!

Pode dizer-se que foi um dos fundadores da moderna Geografia, falou das mudanças climáticas quando ninguém pensava sequer nisso (viveu entre o século XVIII-XIX) porque depressa percebeu o poder transformador, e em alguns casos destruidor, que o homem poderia ter em contacto com a natureza. 

Embora sendo prussiano, adorava Paris, onde, sempre que possível procurou viver. Sempre quis conhecer a Índia, mas não conseguiu: nem financiamento, nem autorização. Vivia, por causa desta sua paixão, sempre no limite das suas finanças e o pouco que tinha usava-o para financiar outros jovens cientistas. 

E poderia continuar... Não o vou fazer, porém. A ideia é dar-vos a conhecer o suficiente para perceberem o porquê de eu me dizer "fã" ou fascinada pela vida e obra deste senhor. Vamos agora ao livro "Pinturas da Natureza", uma antologia, reunindo excertos de várias das suas obras, entre as quais aquela que é considerada a sua principal obra, "Kosmos". 

O livro é constituido por quatro partes: uma primeira designada de "Perspectivas da Natureza", uma segunda de "Viagem às regiões equinociais do novo continente nos anos de 1799, 1800, 1801, 1802, 1803 e 1804", uma terceira onde podemos encontrar os "Diários de Viagem" e uma quarta e última "Cosmos. Esboço de uma Descrição Física do Universo". 

Vale a pena lê-lo. Dá para ficar com uma visão abrangente da sua obra, ao mesmo tempo que nos permite conhecê-la de perto, o que é um achado, sobretudo porque não tenho conhecimento da existência de outras traduções de alemão para português do seu trabalho.  Em alguns casos, sentimo-nos em lugares longínquos a "experimentar a vida junto da natureza" com Humboldt. É muito interessante, acreditem...!

https://www.goodreads.com/review/show/1912491298

Sem comentários:

Enviar um comentário