quarta-feira, 10 de maio de 2017

O Miniaturista, de Jessie Burton



"O Miniaturista" de Jessie Burton
Editorial Presença, 2015
404 Páginas

A história de "O Miniaturista" passa-se na cidade de Amesterdão do século XVII e concentra-se essencialmente na familia de um abastado mercador que decide oferecer à esposa (recém-casada) uma casa em miniatura, réplica daquela em que vivem. As miniaturas que vão chegando, sobretudo das figuras directa ou indirectamente relacionadas com a casa daquela familia são prenúncios do que virá a acontecer futuramente... Mas ninguém perceberá isso até os acontecimentos começarem a ocorrer sucessivamente e a coincidir com o aspecto discreto das figuras. 

No entanto, o centro da história parece encontrar-se numa característica, na altura muito escondida por quem a possuia (refiro-me à homossexualidade), da vida do mercador e é a descoberta dessa mesma característica que alterará substancialmente o rumo da história, tornando-a, a meu ver, muito mais interessante, como se uma tempestade irrompe-se naquela casa e naquela familia. 

"O Miniaturista" tem uma história bonita que demora, todavia, a cativar (foi esta a minha experiência), algumas passagens, dirigidas principalmente às mulheres,  curiosas e cheias de força e permite-nos ficar com uma melhor ideia do que era a Holanda do século XVII, sobretudo no que dizia respeito ao papel do comércio, da mulher (que apesar de tudo até me parece poder ser "mais livre" do que era comum nesta altura) e da própria homossexualidade. E deixa-nos a pensar... Gostei.

https://www.goodreads.com/review/show/1982149917

Sem comentários:

Enviar um comentário