sexta-feira, 10 de março de 2017

O Jogo do Anjo, de Carlos Ruiz Zafón




"O Jogo do Anjo" de Carlos Ruiz Zafón
Planeta, 2016 
577 Páginas

Estou enfeitiçada pela escrita, pelo estilo da escrita de Zafón...

"O Jogo do Anjo" é perturbador. Às vezes, negro, escuro, madrasto. E admito que, ao contrário de "A Sombra do Vento", os dois últimos capítulos de "O Jogo do Anjo" conseguiram levar-me às lágrimas. Isso não aconteceu nenhuma vez com o primeiro livro. 

De facto, este segundo livro conseguiu deixar-me mais vulnerável, talvez até pelo tema. Aqui a história centra-se num escritor (David Martin) que quase enlouquece, que se torna vítima do seu talento para a escrita e da sua dedicação cega à mesma, que se vende e, num certo sentido, abdica da sua vida para escrever, como escritor fantasma, um livro com determinados contornos. 

De alguma forma, revi-me em David Martin. Porque também eu tenho abdicado de muitas coisas para me concentrar na escrita (da minha Tese de Doutoramento) e questiono-me, com alguma frequência, acerca do alcance e do sentido presente e futuro dessa opção na minha vida. E atenção que eu adoro o que estou fazer, mas, por vezes, também sinto o cansaço, os vários cansaços a pesar-me... Por outro lado, quando olho igualmente para a minha Tese, e apesar do carácter de objectividade que um trabalho desta natureza implica, sei que uma boa parte de mim está ali guardada, está ali presente. Daí o facto deste livro me ter causado uma sensação ligeiramente diferente do primeiro!

À parte disso, continuei a gostar de Zafón. Muito! Nesta história recuamos no tempo em que Daniel Sampere ainda não era nascido e conhecemos a sua mãe Isabella e o seu avó, para além de pelo menos outra personagem que, tanto quanto já percebi, voltará a aparecer... Refiro-me a David Martin. Zafón adopta igualmente um estilo neste livro que me faz lembrar Joanne Harris, uma das minhas escritoras favoritas. 

Entretanto, já comecei o livro seguinte desta colecção: "O Prisioneiro do Céu". Veremos o que aí vem, mas Daniel Sampere e o seu amigo Fermin estão de volta, o que só pode ser um óptimo sinal...!

https://www.goodreads.com/review/show/1930335603

Sem comentários:

Enviar um comentário