terça-feira, 21 de março de 2017

O Labirinto dos Espíritos, de Carlos Ruiz Zafón

"O Labirinto dos Espíritos" de Carlos Ruiz Zafón
Planeta, 2016
845 Páginas


Zafón termina em grande esta tetralogia (ou quadrilogia, se preferirem) de "O Cemitério dos Livros Esquecidos" com o livro "O Labirinto dos Espíritos", de 800 e tal páginas que se conseguem ler de forma fluída e sem aborrecimentos. O autor vai alternando o ângulo de visão com que a narrativa prossegue, focando-se nas várias personagens da história (umas mais do que as outras, naturalmente). E tem uma escrita pensada, sem pressas nem bocejos, destinada a proporcionar excelentes momentos ao leitor.

Com efeito, este volume está cheio de acção do início ao fim. E, ao contrário dos anteriores, pareceu-me, por vezes, que lia um policial. A arte da escrita e a ambição de ser reconhecido por a possuir (um talento) é apenas o ponto de partida para uma série de crimes e mortes, relacionados com algumas das personagens que conhecemos dos volumes anteriores (em particular Isabella e David Martin), verificados e resolvidos neste quarto livro. 

Várias são também as novas personagens que aqui aparecem, bem como as suas histórias de vida (vitimas da guerra, ligadas ao mundo da banca, (ex-?)alcóolicos, ...), sendo que destaco, por exemplo, Alicia Gris, que me ficará para sempre na memória pela sua garra, pela sua força e pela sua persistência perante a adversidade. A prova viva de que a nossa mente pode mover montanhas num corpo dolorido e conseguir o impossível!

Daniel Sempere fica, finalmente, a conhecer a toda história da origem da sua vida e é essa mesma história que nos é contada, mais tarde, por uma outra personagem com ele relacionada e de um jeito particularmente interessante. O mesmo sucede com a sua mãe Isabella, cujo passado ficamos a conhecer melhor de forma magistral, o que nos permite juntar todas as peças do puzzle.

Que posso dizer mais? Gostei imenso. Valeu a pena estas semanas que dediquei a esta tetralogia de Zafón. Foram muito bons momentos. Na maioria das vezes, o meu maior problema com esta colecção foi conseguir parar e ser obrigada a fazê-lo porque o dever me chamava...! 

https://www.goodreads.com/review/show/1940403543

Sem comentários:

Enviar um comentário