quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Uma Deusa para o Rei, de Mari Pau Domínguez




"Uma Deusa para o Rei" de Mari Pau Domínguez 
Editorial Presença, 2012
391 Páginas



Mari Pau Domínguez conta-nos a história de uma amante de Filipe II de Espanha, Filipe I de Portugal, Isabel de Osório, dama de companhia da imperatriz Isabel, e da relação que ambos mantiveram durante vários anos, à margem dos casamentos reais e por conveniência política.

A leitura é absorvente e a prosa está escrita de tal forma que é possível sentir a força do sentimento de ambos, sobretudo de Isabel, passando-se o mesmo com o seu desespero e a sua dor. 


Na verdade, a autora recupera a figura de Isabel de Osório, tantas vezes esquecida, e leva-nos a percorrer as aventuras e desventuras por que passou por causa da paixão que tinha por Filipe II, num misto de verdade histórica e ficção. 


O resultado é um excelente romance histórico, daqueles que se vivem intensamente da primeira à última página, e corroborando com a minha perspectiva de que quem mantém mais do que uma mulher, não gosta na prática de nenhuma. Gosta, isso sim, de si próprio...!


*
"Quando alguma coisa se deseja com desmesura e chega ao momento em que se cumpre o sonho, esquiva-se a capacidade de acreditar. E, quanto mais longa tiver sido a espera, mais ilusório irá parecer tê-lo conseguido." (p.322)

https://www.goodreads.com/review/show/1803119991

Sem comentários:

Enviar um comentário