terça-feira, 1 de novembro de 2016

Iberiana, de João Lopes Marques




"Iberiana" de João Lopes Marques
Sextante Editora, 2011
202 Páginas




Este livro não foi escrito definitivamente para mim... Já li outros trabalhos de João Lopes Marques e gostei muito, como foi o caso de "O Plano Merkel" (sobretudo) e "Choque Cultural" (que recomendo vivamente), mas "Iberiana" é diferente. 


A obra começa por pegar no quadro de Pablo Picasso, Guernica, e a partir daí é contada a história e começam a tecer-se as relações com a Iberiana, que eu não consegui perceber. São feitas várias referências ao País Basco e à língua basca e, no entanto, não consegui encontrar um fio condutor na obra que me agarrasse à leitura... 


João Lopes Marques escreve bem, tem carisma na forma como o faz e isso nota-se aqui também. Só que "Iberiana", em termos de argumento, pareceu-me saída da estratosfera e num certo sentido, senti-me a ler um livro de ficção científica... Estilo que não aprecio assim muito. Leio, mas... Mas...


*
https://www.goodreads.com/review/show/1791074467

Sem comentários:

Enviar um comentário