sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A Modista, de Rosalie Ham



"A Modista" de Rosalie Ham
Editorial Presença, 2015
269 Páginas

Regressada à pequena cidade no interior da Austrália, onde terá nascido e crescido, Tilly Dunnage vem de alguma forma revolucionar a vida dos seus habitantes com a sua máquina de costurar, quando decide tratar da sua mãe doente, Molly. Os modelos dos seus vestidos, de inspiração parisiense, vêm dar um novo espírito às mulheres daquela cidade e às suas relações. Aqui a ideia não é tanto a mulher que faz o vestido, mas o vestido que faz a mulher, o que, a meu ver, é um ponto de partida interessante. 

Achei, contudo, que a história passada de Tilly podia ter sido mais explorada, bem como a da mãe. Muitas questões me ficaram sobre os motivos que levaram os habitantes da cidade a odiarem e a ostracizarem estas duas mulheres. Do que percebi, gostei da história e conseguiu tocar-me, sobretudo porque, tal como Tilly, também já senti que há momentos da nossa vida em que parece que só conseguimos destruir e estragar aquilo (e aqueles) de que mais gostamos, sem perceber muito bem porquê, (quase ?) como se uma força negativa nos estivesse a manipular a seu bel prazer.
O modo como o livro termina... Também me deixou a pensar! 

Para aqueles que, como eu, gostam de saber se existe algum filme sobre este livro: existe, sim. E podem ver o trailer oficial aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hhjwsPBuAq4
*
"Nada é bom ou mau, a não ser por força do pensamento - declamou Tilly." (p. 163)

https://www.goodreads.com/review/show/1765748591?book_show_action=false&from_review_page=1

Sem comentários:

Enviar um comentário