segunda-feira, 27 de junho de 2016

Não terão o meu ódio, de Antoine Leiris


"Não terão o meu ódio" de Antoine Leiris
Objectiva, 2016
139 Páginas

"Não terão o meu ódio" é um livro escrito pelo marido de uma das vítimas, Hélène Muyal-Leiris (http://www.lemonde.fr/attaques-a-pari... ) do atentado de Paris, ocorrido a 13 de Novembro de 2015. 
Hélène morreu no Bataclan, deixando uma criança com um ano e meio, Melvil, e sobre os primeiros dias após a sua morte que Antoine Leiris escreve, na ânsia de se libertar da dor e para que o seu sofrimento fique domesticado, encerrado na jaula com grades de papel, como sublinhou quase nas últimas páginas do livro. 

Leiris começou a escrevê-lo depois de ter publicado na sua página de facebook o texto "Vous n'aurez pas ma haine" (https://www.facebook.com/antoine.leir... ), que se tornou conhecido pelos quatro cantos do mundo. É escrito com o coração, com todo o coração (ou com o que resta dele). É profundo, sensivel, carregando de sentido e de uma força brutal, a força do amor. O texto é belissimo, constrastando com a tristeza e carga da situação que lhe deu origem. O mesmo é válido para este livro...

Lê-se rápido, depressa, sem grandes vontades de pausa. E não se fica indiferente. Não se fica de todo. Dá vontade de recuar no tempo e munidos de poderes sobrenaturais trazer Hélène (e todas as outras vítimas deste atentado) de volta para a(s) sua(s) bonita(s) família(s) e deixar que sejam felizes no seu mundo para sempre, sem sofrerem com um ódio cego que não lhes pertence e que orienta este mal com cada vez mais peso nos nossos dias, o Terrorismo...!
*
"É claro que ter um culpado à mão, alguém sobre quem possamos despejar a nossa raiva, é uma porta entreaberta, uma oportunidade para nos esquivarmos ao sofrimento. E quanto mais detestável for o crime, mais o culpado é ideal, mais o ódio é legítimo. Pensamos nele para deixarmos de pensar em nós próprios, detestamo-lo a ele para não odiarmos a nossa vida, regozijamo-nos com a morte dele para não voltarmos a sorrir aos que cá ficaram." 
(Leiris,2016, p. 39)

https://www.goodreads.com/review/show/1679507542?book_show_action=false

Sem comentários:

Enviar um comentário