terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O Meu Século, de Günter Grass


"O Meu Século" de Günter Grass
Casa das Letras, 2006
287 Páginas


"O Meu Século" de Günter Grass é daqueles livros díficeis de nos agarrar... E a mim, não me conseguiu agarrar. Não me conseguiu sequer prender. Li-o porque tinha de o ler!

Para além do tempo, os tais cem anos (o livro começa em 1900 e termina em 1999), e o espaço, entenda-se a Alemanha, não se percebe qual o fim condutor da obra. O narrador assume, por vezes. o papel de uma mulher, outras vezes, de um casal e parece-me (porque a escrita nem sempre é muito clara, o que não nos permite ter certezas de nada) também que o próprio autor se coloca nessa posição.


Por cada ano, o leitor é presenteado com duas a três páginas totalmente inesperadas. Nunca sabe se bem o que se irá encontrar a seguir. Há momentos em que Grass consegue dar uma ideia dos principais acontecimentos desse ano, mas há outros em que um conhecedor de História alemã (nomeadamente do século XX e XXI) se questiona o porquê de ele escrever sobre o tipo de pequeno almoço tomado e uma conversa totalmente banal que o narrador teve com a esposa, parecendo que se está diante do excerto de um diário. 


Há, contudo, partes que saliento porque me conseguiram chamar à atenção para caracteristicas do período histórico a que se referem, como uma transcrição de uma conversa com Remarque ou Jünger a respeito da Primeira Guerra, o cenário de lascas de tijolos por toda a parte em que a Alemanha se vê logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, a descrição das lojas com montras a abarrotar quando a moeda da Alemanha Ocidental começa a ser o D-Mark, uma carta de reclamação à Volkswagen (porque o carocha não chega à RDA), o problema das florestas alemães que começam a sofrer os efeitos das chuvas ácidas nos anos oitenta e até a própria venda de armas alemãs ao regime de Saddam Hussein.... 


Face ao exposto, julgo que o mais proveitoso para aqueles que se decidirem a ler esta obra será lerem um ou dois textos por dia. Não adianta tentar ler este livro como um romance, nem tão pouco o leitor deverá temer não se lembrar do que Grass escreveu no texto do ano anterior àquele (texto) que se encontra a ler no presente momento. "O Meu Século" é, na verdade, um conjunto de textos de vários temas (sempre relacionados com a Alemanha, mas muito dispersos entre si) que se vão encaixando em cada ano, entre 1900 e 1999.

Sem comentários:

Enviar um comentário