quarta-feira, 8 de junho de 2022

"A Mais Breve História da Rússia. Dos Eslavos a Putin" de José Milhazes


"A Mais Breve História da Rússia" de José Milhazes
Publicações Dom Quixote, 2022
299 páginas

"A Mais Breve História da Rússia" não é o tipo de livro que, ao contrário do que já li e ouvi dizer por aí, se escreve numa noite porque se quer aproveitar o momento da guerra na Ucrânia e lucrar com esta. Quem escreve ou já escreveu trabalhos desta envergadura sabe-o. É impossível preparar um livro destes, tão pensado e estruturado, em tão curto espaço de tempo, até porque qualquer leitor atento percebe que este é um livro que envolve muito trabalho, investigação e conhecimento. 

O livro encontra-se dividido em cinco partes: 1. Rus - O início da Rússia (século VI a.C. - 1147); 2. O Grão-Ducado de Moscóvia - Estado Russo (1147 - 1721); 3. Império Russo (1721-1917); 4. União Soviética (1917/1922 -1991); 5. Federação da Rússia (1991-actualidade). 

No decorrer da leitura, senti que José Milhazes se manteve sempre muitissimo neutro e objectivo, exceptuando o momento em que começa a escrever sobre o período que ele viveu na pele em solo russo. Mas não o censuro por isso nem tão pouco entendo que isso tenha comprometido a qualidade da obra! 

Milhazes viveu e estudou na Rússia boa parte da sua vida. É doutor pela Universidade do Porto, tendo-se debruçado na sua tese sobre um tema em que mistura Rússia e Portugal, algo que lhe é muito próprio e característico. E convém perceber o contexto do autor para também compreender a sua obra. 

Aliás, ao longo de "A Mais Breve História da Rússia" há sempre uma preocupação do autor em apresentar histórias de portugueses que fizeram história na Rússia ou do interesse russo em Portugal, o que achei muito interessante e peculiar no seu livro. 

No que respeita à história russa propriamente dita, e tirando o período de Catarina, a Grande (de quem sou grande admiradora), da União Soviética e da mais actual Federação Russa (que conhecia melhor sobretudo por causa da perspectiva das relações germano-russas), gostei bastante de ter confirmado que a origem da Rússia começou na Ucrânia e que a Rússia sempre procurou o acesso ao mar (Báltico e Negro) - algo que parece estar frequentemente em causa quando o seu poder ameaça expandir-se espacialmente - , e de ter percebido que Ucrânia-Rússia-Bielorússia sempre foram muito próximas até porque têm uma origem "comum". De uma maneira geral, a história russa tem muito de traição, vingança e violência friamente cruel, sendo que os campos de concentração não são um exclusivo do passado alemão... E isto é algo que muitos desconhecem, infelizmente.

Por outro lado, a cultura russa é fascinante, tal como a sua história e geopolítica, sendo algo que irei gostar de continuar a explorar, até porque os poderes russo e alemão sempre foram muito próximos! Milhazes abre o apetite do leitor para saber mais... procurar mais... E isso é algo que continuarei a fazer. 

De facto, este é um excelente ponto de partida para quem quiser compreender mais sobre o que é e de onde vem a ideia de Rússia, fornecendo factos passados na história russa que nos permitem olhar para o presente e analisar a guerra russa na Ucrânia com olhos mais conscientes e críticos...!

Gostei muito e recomendo!


https://www.goodreads.com/review/show/4706198396

Sem comentários:

Enviar um comentário