quarta-feira, 6 de maio de 2020

Marlene und die Suche nach Liebe, de C. W. Gortner

"Marlene und die Suche nach Liebe" de C. W. Gortner
Aufbau Verlag, 2019
544 Páginas



Existente também em língua inglesa, este é um romance histórico acerca da actriz e cantora alemã Marlene Dietrich. Não é uma biografia. 

Ao contrário do que se poderia eventualmente esperar, as suas 500 e tal páginas não fazem deste livro um calhamaço aborrecido, monótono e indigesto. Aliás, embora tenha sido forçada a fazer muitas paragens na sua leitura (por razões que são, na verdade, alheias à qualidade e dimensão de ,,Marlene und die Suche nach Liebe" [Marlene e a procura de amor]), nunca perdi "o fio à meada", o interesse na evolução da história e nos altos e baixos pelos quais Dietrich passa ao longo da sua intensa e agitada vida. 

Dietrich vive as duas Guerras Mundiais. Perde o pai cedo. Tem uma vida amorosa atribulada. Não quer ser violinista como a mãe tanto desejava e tem com ela uma relação algo dificil. Experimenta o fracasso, depois o sucesso. Deixa a Alemanha e vai para os EUA, onde atinge o auge da sua carreira...

A escrita é bastante agradável e o tempo em que decorre é-me especial. O autor descreve e aborda as mudanças ocorridas na sociedade e na vida política da Alemanha com bastante detalhe, sem ser exaustivo. O resultado é um romance histórico interessante que me ficará certamente na memória, como aliás ficou, reparei agora, um outro livro que já li anteriormente do mesmo "Mademoiselle Chanel" (aqui: https://outraformadeviajar.blogspot.com/2017/04/mademoiselle-chanel-de-cw-gortner.html). 

Gostei muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário