quinta-feira, 14 de maio de 2020

Assim falou Zaratustra, de Friedrich Nietzsche

"Assim falou Zaratustra" de Friedrich Nietzsche
Publicações Europa-América, 2008
324 Páginas


"Assim falou Zaratustra" é, segundo consta, a "Magnum Opus" de Friedrich Nietzsche, tendo sido publicada pela primeira vez em 1883. 

Escrito em forma de poema (filosófico como figura e bem na capa da edução que li da Europa-América), este é o primeiro livro que leio de Nietzsche, embora já me tenha cruzado com o seu pensamento e episódios relativos à sua vida por diversas vezes. 

É preciso gostar de pensar. É preciso gostar de filosofia para ler este livro até ao fim e apreciar. E claro ter algum interesse em Nietzsche. 

No que me respeita, devo dizer que adorei não só a forma como está escrito, como também o conteúdo apresentado... com ideias muito pertinentes... e realistas! É soberbo! Li-o agora com muito mais bagagem (em todos os níveis) do que quando o quis ler anteriormente numa primeira tentativa há vários anos atrás. 

Um dos aspectos que me chamou particularmente à atenção foi o facto de Zaratustra descer da montanha, e regressar várias vezes à montanha, após uma temporada de dez anos desfrutando aí da solidão. Fez-me lembrar "A Montanha Mágica" de Thomas Mann. Pareceu-me, aliás, quanto a este aspecto um eco. Em ambos os casos, a montanha surge como um simbolo de transcendência, de encontro do céu e da terra (alma e corpo?) e um elemento importante da cultura germânica. 



Sem comentários:

Enviar um comentário