sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Crepúsculo em Itália, de D.H. Lawrence



"Crepúsculo em Itália" de D.H.Lawrence
Tinta da China, 2016
286 Páginas

Apesar do título do livro ser "Crepúsculo em Itália", D. H. Lawrence não fala assim tanto acerca de Itália. Melhor ainda, fala, mas foca-se essencialmente nas impressões com que vai ficando durante a viagem que faz do Sul da Alemanha ao Norte de Itália.

O livro é composto por um conjunto de ensaios, escritos por volta da Primeira Guerra Mundial, possibilitando ao leitor captar um pouco do espírito da época. E, nesse sentido, senti algum tipo de preconceito inicial em relação ao modo como fala dos italianos por comparação aos alemães, por exemplo. (Note-se que o autor é inglês.) Porém, esse preconceito acaba por desaparecer à medida que o autor toma contacto com o meio envolvente e o que sucede é que acaba em muito fascinado sempre que viaja para sul... 

Convém também referir que "Crepúsculo em Itália" foca-se mais na paisagem humana, digamos assim, do que propriamente na paisagem física. O que, no meu entender, se trata de um aspecto particularmente interessante porque nos permite apreender melhor e reconstruir a realidade destes países na época.

Gostei, embora admita que estivesse à espera de um pouco mais...


https://www.goodreads.com/review/show/2612109105


Sem comentários:

Enviar um comentário