segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Adeus a Berlim, de Christopher Isherwood


"Adeus a Berlim" de Christopher Isherwood
Quetzal, 2011
262 Páginas


Custa-me sempre dizer que não gosto de um livro... Temo sempre ser injusta com o livro, com a história ou histórias, com o autor (ainda que eu não conheça pessoalmente este última e, na maioria das vezes, nem venha a conhecer). 

A verdade é que eu não consegui gostar de "Adeus a Berlim". A dada altura com este livro só consegui sentir uma irritação imensa, capaz de me provocar a vontade de o atirar contra uma parede ou contra algo que pudesse quebrar-se em mil pedacinhos. E o pior disso tudo foi a sensação de culpa que se instalou em mim por não conseguir "aderir" ao estilo de escrita e à história em si mesma. 

Pensei estar diante de um livro uno e não de um conjunto de histórias que o autor vai contando acerca da sua passagem por Berlim entre meados dos anos 20-30, nas quais não encontrei um fio condutor que me conseguisse cativar a atenção. Ler sobre a Alemanha neste período, nos seguintes e nos anteriores, não é propriamente uma estreia para mim porque tenho trabalhado nisso com dedicação há vários anos  (é um dos meus temas de eleição desde criança) e talvez também por isso não me senti convencida. Lamento. Não gostei de todo. 

https://www.goodreads.com/review/show/2612109343

Sem comentários:

Enviar um comentário