quinta-feira, 24 de março de 2016

Hoje é melhor do que para sempre, de S.D.Gold

"Hoje é melhor do que para sempre" de S.D.Gold
Ideia-Fixa, 2014
222 Páginas


"Hoje é melhor do que para sempre" centra-se na ideia de que uma relação que se vive e se pensa unicamente no aqui e no agora, sem medos e sem barreiras, é mais realista, intensa e talvez mais total do que uma relação que se vive sob o peso de um "foram felizes para sempre" (que não existe na realidade, até porque nada é para sempre... Nem mesmo a vida humana!). E, neste sentido, mais simples, despudorada e livre. 


Não se tratando de uma ideia nova, sobretudo nos tempos em que vivemos, a história do livro traduz um apelo aos sentidos, uma fuga à prisão que o simples, mas complexo acto de pensar pode oferecer. Sê feliz enquanto e até onde der bem que podia ser uma máxima deste livro, sem esquecer o "Pensar incomoda como andar à chuva" de Alberto Caeiro. Ainda que se corra o risco de se cair em lugares comuns, a urgência com que a vida deve ser vivida leva-nos a revisitar, por vezes, "estes ensinamentos".

Tratando-se ao que parece do primeiro livro desta autora portuguesa cujo verdadeiro nome esconde atrás deste pseudónimo S.D.Gold, "Hoje é melhor do que para sempre" revela num ou noutro momentos um conhecimento cultural e social requintado e viajado por parte de quem o escreveu. O livro está bem escrito e, no geral, não corre o risco de se tornar vulgar (exceptuando uns dois casos), mantendo o seu registo de exemplar de literatura erótica. Existem, todavia, algumas gralhas no texto que deverão ser corrigidas numa próxima edição. 

No essencial, "Hoje é melhor do que para sempre" tem de ser lido sem preconceitos, tal como a ideia que a história defende. Não vale a pena esperar encontrar aqui uma história profundamente elaborada, mas sim um escape, algumas horas de total abstracção (e desligar da corrente) da azáfama dos dias modernos e em que não se pensa em absolutamente nada...

https://www.goodreads.com/review/show/1589264260?book_show_action=false

Sem comentários:

Enviar um comentário