terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Medida do Mundo, de Daniel Kehlmann








"A Medida do Mundo", de Daniel Kehlmann
Editorial Presença, 2007
224 Páginas












_____________________________________________________________________________________________
Em "A Medida do Mundo", de Daniel Kehlmann, é retratada a vida de dois génios do Iluminismo Alemão, pertencentes a dois campos distintos do conhecimento científico: um, o da Geografia de Alexander von Humboldt; outro, o da Matemática de Carl Friedrich Gauss, que se encontram em Berlim aquando da realização do Congresso dos Investigadores Alemães da Natureza, em 1828. De formas diferentes, ambos os homens tem como objectivo de vida medir o mundo.

Kehlmann recorreu para esta obra a duas personalidades totalmente opostas: Humboldt é um aristocrata, um homem de acção, preocupado em analisar ao pormenor os fenómenos da Natureza acaba por não se importar em casar e ter filhos, enquanto Gauss, proveniente de uma família humilde, um teórico, enviuva cedo e não reconhece qualquer traço de genialidade nos seus filhos o que o parece incomodar desde logo.

E acentua desde logo o contraste que daqui possa surgir até pela forma como constrói a narrativa: num capítulo apresenta-nos um episódio da vida de Humboldt, para depois no capítulo seguinte nos brindar como um outro episódio mas relativo à vida de Gauss, e voltando novamente a abordar no capítulo que sucede outro acontecimento que nos permite reconstruir o espírito do geógrafo e do seu tempo, fazendo o mesmo seguidamente para o matemático.

No meio de todo este preto no branco, e branco no preto, vão surgindo descrições do tempo e do espaço de Berlim que Humboldt detestava, preferindo ao invés a rival Paris, das viagens deste pelo continente Americano, e dos trajectos de Gauss, em especial daquele que este faz para ir visitar o velho Kant a Königsberg.

Uma narrativa original e culturalmente genial, que reconstruindo duas importantes personalidades da História Germânica, nos demonstram o quão ricamente intensas são as histórias e as estórias da Águia da Europa.

____________________________________________________________________________________
______________________

Sem comentários:

Enviar um comentário