sábado, 16 de fevereiro de 2019

Der Freund und der Fremde, de Uwe Timm


"Der Freund und der Fremde" de Uwe Timm
DTV, 217
173 Páginas


Neste seu livro Uwe Timm aborda a sua amizade com Benno Ohnesorg, dando-nos a conhecer um pouco de quem este era como pessoa e qual o seu percurso de vida até este ter decidido estudar literatura. Ohnesorg foi baleado e acabou por morrer durante uma manifestação estudantil contra o Xá do Irão, Mohammad Reza Pahlavi (que tinha ido assistir a uma ópera), em Berlim (na RFA) nos anos sessenta. 

Para além de algumas referências literárias a autores debatidos entre ambos, ficamos a conhecer também alguns pormenores auto-biográficos de Timm no seu percurso como estudante de literatura e na perseguição do seu sonho de vir a ser escritor. 

Gostava de ter ficado a conhecer um pouco mais acerca de Ohnesorg, mas o tema do livro é mesmo a amizade entre ambos. Senti que, por vezes, as "interferências" literárias a este e aquele autor no meio da narrativa quebravam um pouco o ritmo e nem sempre consegui compreender devidamente o seu porquê naquele momento e naquele lugar. A forma como relata a perda, sendo dolorosa, é bonita e o facto dos dois terem começado as suas vidas noutras áreas e depois terem rumado ao sonho de serem escritores deixou-me a pensar... Nunca é tarde para mudarmos o rumo de nada; pelo menos enquanto há vida!

Por fim, e no que respeita ao título da obra, "o aparente trocadilho" entre Freund (amigo) e Fremde (estranho, desconhecido, estrangeiro) pode ficar a dever-se, por um lado, ao facto de Ohnesorg ser simultaneamente um amigo e um estranho para Timm; um estranho porque houve várias coisas que este e até a própria familia só viriam a conhecer após a sua morte; ser introvertido resulta, por vezes, em passar aqui e ali sem que nunca nos tenham conhecido completamente/profundamente e talvez sem que tenhamos tido o tempo necessário para poder deixar a nossa "marca" nos outros, embora isto seja discutivel, bem sei. Por outro lado, o estranho pode, de igual modo, aludir à obra de Albert Camus, "L'Étranger", objecto de discussão entre os dois amigos. 

Interessante. 

https://www.goodreads.com/review/show/2680416014

Sem comentários:

Enviar um comentário