quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Henry & June. Do Diário Íntimo de Anaïs Nin, de Anaïs Nin


"Henry & June. Do Diário Íntimo de Anaïs Nin" de Anaïs Nin
Editorial Presença, 2002
224 Páginas


Anaïs Nin era o que se pode chamar de uma mulher emocionalmente instável, inconstante e demasiado intensa, carente e insegura, mas ao mesmo tempo um espírito livre e curioso que, ao longo deste diário íntimo, se descobre e redescobre sob o ponto de vista sexual (e erótico), através das relações que mantém com vários homens (para além do marido) e também com uma mulher. 

Henry & June são Henry Miller e a respectiva mulher June. Anaïs relacionar-se-à com ambos, sendo que estes têm, digamos assim, um papel central na obra, o que justifica o título. A relação com o escritor Henry Miller parece-me ser a mais marcante de todas, na verdade.

Se estão neste momento a pensar que este livro se trata de um diário marcadamente sexual desenganem-se porque também nos é dado a conhecer todo o enquadramento emocional de Anaïs, sobretudo em virtude das visitas que ela faz ao psicanalista e que são abordadas a partir de determinada altura na obra. 

O diário mantém um fio condutor interessante e, a meu ver, constante (sem ser monótono), já que se foca marcadamente na intimidade de Anaïs e no turbilhão de emoções que a acompanham. E talvez por isso o estilo de escrita esteja longe de ser superficial...!

E sim gostei do que li. Tendo em atenção o tema, achei o livro bonito. Bem escrito. E em momento algum tive vontade de o deixar a meio...! Talvez também porque, de alguma forma, me revi na intensidade emocional (por vezes em demasia) com que Anaïs Nin vive tudo.  
*

https://www.goodreads.com/review/show/2280261866

Sem comentários:

Enviar um comentário