sábado, 24 de janeiro de 2015

Não se encontra o que se procura, de Miguel Sousa Tavares

"Não se encontra o que se procura" de Miguel Sousa Tavares
Clube do Autor, 2014
266 Páginas

"Não se encontra o que se procura" é um livro de histórias, memórias/diário e viagens. É um livro de experiências, de gostos, de saudades e de observação/vivência de outras vidas.

São crónicas, pois são, mas por isso mesmo, é dificil não gostar, é dificil parar de as ler. Especialmente porque a seguir, a uma que se gosta muito, vem outra ainda melhor e se, por acaso, surge uma crónica que não se gosta tanto (o que é raro), vem imediatamente a seguir uma outra que compensa... E vale muito a pena. 

Quanto ao estilo da escrita, a escrita de Miguel Sousa Tavares oscila entre o mordaz e o irónico, e o sincero e intimista. E é, com frequência, muito natural... Muito dado ao viajar-olhar, às paisagens mediterrânicas (o sol e o mar são constantes) e a um tão amado Brasil (onde a língua parece quase cantada), ao Algarve (às grutas de Lagos) e ao Alentejo. E nostálgico, pois são várias as referências à sua mãe, Sophia. Referências ternas (pelos olhos de um filho que sente a sua falta e a recorda com todo o carinho e saudade) e curiosas para quem como eu admira Sophia de Mello Breyner Andresen como pessoa e como escritora! 

Gostei muito.


*
"A cada Verão que começa, lembro-me sempre do que dizia Rilke: "Só o Verão merece ser vivido". Eu sempre pensei o mesmo, mas o Verão, para mim, é o do Sul, do calor sem tréguas, das sombras das árvores ou das esquinas das casas caiadas, do azul translúcido do mar, do grito das cigarras durante o dia ou das rãs durante a noite, das sombras que o luar deixa nos jardins, quando é lua cheia e toda a vida parece uma promessa de felicidade. "

https://www.goodreads.com/review/show/1173875350

Sem comentários:

Enviar um comentário