"A Boneca de Kokoschka" de Afonso Cruz.
Quetzal, 2014
241 Páginas
Tive "A Boneca de Kokoschka" de Afonso Cruz cerca de quatro anos, parada na estante, à espera de ser lida... Durante esse tempo, peguei nele várias vezes, mas de todas as vezes voltei a largá-lo. Tinha receio de estar prestes a apanhar uma desilusão quando lhe pegasse a sério, até porque, apesar de já ter ouvido falar de Afonso Cruz e bem, nunca tinha lido nada escrito por ele.
Todavia, supresa das surpresas, gostei e gostei muito! Demorei um pouco a mergulhar na história que dentro dela tem outra história e depois mais outra (todas relacionadas com a dita boneca), mas valeu a pena. E, no fim, consegui perceber a razão de ser deste título, cujo significado é bem distinto daquele que esperava inicialmente. Fiquei decepcionada por me ter "enganado"? Não. O autor "trocou-me" as voltas e valeu a pena. Devo, porém, sublinhar que foi o significado que, literalmente, me pareceu estar contido no título, bem como o resumo do livro versando sobre uma história passada na Alemanha destruida pela Guerra (a Segunda Grande Guerra, entenda-se), as motivações para a minha escolha.
Para além da própria construção da "história" deste livro, gostei de alguns excertos sobre a Liberdade e a Prisão, sobre o Universo, a Separação e a União/Amor, sobre a necessidade de convivermos com os outros para existirmos efectivamente (o homem não é uma ilha). Ainda continuo com eles em mente... como se tivesse ficado "cativa" dos mesmos, acertados e, ao mesmo tempo, curiosos. Gostei, de igual modo, da forma de escrita, diferente e criativa, e fiquei curiosa para ler outros livros de Afonso Cruz!
https://www.goodreads.com/review/show/2726325637