"The Invention of Nature" de Andrea Wulf
John Murray, 2015
473 Páginas
Vencedor do Costa Biography Award em 2015 na categoria da Biografia, "The Invention of Nature" trata-se de uma biografia sobre Alexander von Humboldt, um geógrafo alemão do século XVIII-XIX, que dedicou a sua vida a observar e a explorar a natureza para a conhecer e compreender.
A obra de Andrea Wulf, nascida na Índia, crescida na Alemanha e a viver actualmente em Inglaterra, encontra-se dividida em cinco partes: uma primeira relacionada com o período antecedente à partida de Humboldt, em que são abordadas as suas ideias emergentes, e os primeiros anos da sua vida muito moldados pelo que a mãe desejava para o futuro dele e do irmão; uma segunda parte relacionada com a chegada de Humboldt à América do Sul, passando por Llanos (no norte), Orinoco (rio), pela cordilheira dos Andes e por Chimborazo (vulcão), onde o geógrafo procede à recolha de ideias; uma terceira parte dedicada ao seu regresso à Europa, onde a autora aborda a sua passagem por Berlim, Paris e Londres, definindo este período como sendo um período de triagem de ideias; uma quarta parta em que se espalham as ideias de Humboldt pelo mundo e que envolve não só o seu regresso a Berlim, como também a sua viagem à Rússia e, depois, a redacção da sua obra mais importante, "Cosmos"; e uma quinta parte dedicada à evolução das ideias do geógrafo alemão, depois seguidas e desenvolvidas por outras áreas como a ecologia, a preservação da natureza, a evolução, a política e a própria imaginação/literatura, sendo que estas últimas foram abordadas noutras partes. Charles Darwin (1809-1882), Ernest Haeckel (1834-1919) e J.W. Goethe (1749-1832) foram algumas das figuras cujo pensamento acabou por, em certa medida, ser influenciado (e no caso de Goethe importa referir que este influenciou igualmente Humboldt) pelo geógrafo alemão.
A leitura flui naturalmente, plena de pormenor, sem saturar e permitindo ao leitor explorar o meio, viajar com o geógrafo. Wulf apresenta e aborda a vida e obra de Humboldt com todo o detalhe, estabelecendo relações contrastantes entre este e o contexto sócio-político e económico da época. Humboldt parece (e foi) um homem à frente do seu tempo. Muitos dos seus conhecimentos são ainda hoje utilizados, sendo disso exemplo: a percepção da natureza como um todo, a distribuição da vegetação e do clima por zonas, a relação entre a actividade humana e a natureza... E Wulf destaca várias vezes isso mesmo, glorificando a vida e obra do geógrafo alemão que dedicou a sua vida a inventar a natureza... Num livro fascinante!
https://www.goodreads.com/review/show/1618680098
https://www.goodreads.com/review/show/1618680098
Sem comentários:
Enviar um comentário