"Um Guia para a Vida" de Dalai Lama e Howard Cutler
Editorial Presença, 2014
302 Páginas
"Um Guia para a Vida" lê-se com tempo, mas sobretudo com calma. Para interiorizar os ensinamentos tanto de Dalai Lama, líder espiritual do povo tibetano, como de Howard C. Cutler, psicólogo americano. Embora partindo de pontos extremos do globo, o ocidente e o oriente, a verdade é que as suas ideias encontram-se sempre no caminho em direcção à felicidade, que todos nós queremos e pretendemos alcançar nas nossas vidas.
Com efeito, o livro encontra-se dividido em cinco partes: uma primeira parte dedicada ao sentido da vida, uma segunda parte correspondente a uma nova concepção de intimidade, uma terceira parte relativa à transformação do sofrimento, uma quarta parte atinente à vitória sobre os obstáculos e, finalmente, uma quinta parte concernente a reflexões finais sobre a vida espiritual.
Enquanto Dalai Lama apresenta os ensinamentos budistas respeitantes a cada uma destas partes, Cutler, o psicólogo, confronta-os com os resultados da ciência e com a sua experiência em consultório e o resultado é uma obra de grande interesse, na medida em que "Um Guia Para a Vida" nos faz pensar e repensar aspectos essenciais da nossa existência, ao mesmo tempo que nos leva a questionar o nosso comportamento e, em alguns casos, ser tentados a transformá-lo por algo melhor, mais positivo e, portanto, mais saudável física e psicologicamente. Na verdade, o Budismo parece ser acima de tudo uma filosofia, um estilo de vida, com o qual se pode aprender algo de novo, lógico e racional. Em duas palavras: grande leitura!
*
"a felicidade depende mais do nosso estado de espírito do que das circunstâncias exteriores."[Dalai Lama & Howard Cuttler, 2014, p.49]
Sem comentários:
Enviar um comentário