segunda-feira, 30 de setembro de 2024

"A Ridicula Ideia de Não Voltar a Ver-te" de Rosa Montero



"A Ridicula Ideia de Não Voltar a Ver-te" de Rosa Montero
Porto Editora, 2015,
176 Páginas


"A Ridícula Ideia de Não Voltar a Ver-te" foi uma excelente forma de conhecer uma escrita bonita, profunda e em que as palavras parecem dançar e estar mergulhadas em música. É assim a escrita de Rosa Montero que eu desconhecia até retirar este livro do seu sono na minha estante... Onde estava desde 2018!!!

O tema central aqui é a morte e longe de ser uma leitura mórbida, é muitissimo reflexiva, mas também "fora da caixa". É um estilo com vários estilos em que Rosa Montero parte da relação de Marie Curie com a morte de Pierre Curie e vai-se debruçando sobre as várias nuances e particularidades da mesma, estabelecendo um paralelismo entre esta e a relação da autora com a morte do seu marido. 

Gostei muito!

https://www.goodreads.com/review/show/6873004303

domingo, 22 de setembro de 2024

"Um Diário Russo" de John Steinbeck


"Um Diário Russo" de John Steinbeck
Livros do Brasil, 2018,
240 Páginas


"Um Diário Russo" de John Steinbeck revelou-se uma muito interessante descoberta numa noite e tarde de Junho... Steinbeck decide fazer uma viagem até à URSS no pós Segunda Guerra Mundial e já durante a Guerra Fria, acompanhado do fotógrafo Robert Capa. 

A ideia é documentarem, sem julgamentos de valor e de forma tão objectiva quanto possível, como são os russos. A viagem começa na URSS, segue para a Ucrânia e daí para a Geórgia. Nestas três paragens, Steinbeck conta episódios da sua aventura com Capa, como são as pessoas, quais os seus costumes e tradições. A viagem termina depois na URSS novamente e com ela se encerra um relato riquissimo do ponto de vista cultural. 

Não encontrei nenhum ponto negativo em "Um Diário Russo". Apreciei muito a escrita de Steinbeck, a aventura em si e a ideia que levou à mesma, bem como as fotografias e peculiaridades da personalidade (e hábitos) de Robert Capa. Uma das minhas leituras preferidas de 2024, sem dúvida!


https://www.goodreads.com/review/show/6854364415



segunda-feira, 9 de setembro de 2024

"O Que Procuras Está na Biblioteca" de Michiko Aoyama



"O Que Procuras Está na Biblioteca" de Michiko Aoyama
Lua de Papel, 2022,
272 Páginas


Gostava de conhecer uma senhora como Sayuri Komachi... que tecla no computador daquela forma, oferece listas de livros entre os quais figura sempre um com um título ou temática peculiar e ainda os faz acompanhar de um simpático e simbólico brinde em feltro. E, para além de tudo isso, ouve quem vai à procura de determinado livro - como se procurasse uma remédio para algo - e tece comentários que mais tarde ou mais cedo acabam por ajudar o leitor em causa a reorientar-se na sua vida. Muito interessante!

"O que Procura está na Biblioteca" é uma leitura leve, mas muitissimo agradável. Dá para descansar nas suas páginas e recuperar leveza nas ideias. Foi uma excelente recomendação... que eu também recomendo. 

https://www.goodreads.com/review/show/6824892764

terça-feira, 3 de setembro de 2024

"Memorial do Convento" de José Saramago

"Memorial do Convento" de José Saramago
Porto Editora, 2014,
402 Páginas


"Memorial do Convento" foi o segundo livro que li de Saramago e gostei muito. Só não lhe dou as 5 estrelas porque ainda gostei mais d' "O Ano da Morte de Ricardo Reis". 

A história tem duas histórias que decorrem em paralelo: uma que se relaciona com a construção do convento de Mafra e outra que se relaciona com a invenção do Padre Bartolomeu de Gusmão, a Passarola. A Passarola, invenção que existiu efectivamente (assim como o Padre Bartolomeu de Gusmão) e que eu desconhecia, foi das melhores partes do livro para mim, assim como a articulação que Saramago faz entre esta e duas personagens ficticias, Baltasar Sete-Sóis (maneta) e Blimunda Sete-Luas. O romance entre as duas personagens, as minhas preferidas, é único e muito especial. 

Relativamente à escrita, e apesar da sua complexidade (exige concentração), considero-a bastante rica e bela. Saramago escreve com profundidade e escreve bem, muito bem. E acheios dois livros que já li dele absolutamente geniais... na história e na escrita. Vale muito a pena lê-lo. 

https://www.goodreads.com/review/show/6792048802