"Memorial do Convento" foi o segundo livro que li de Saramago e gostei muito. Só não lhe dou as 5 estrelas porque ainda gostei mais d' "O Ano da Morte de Ricardo Reis".
A história tem duas histórias que decorrem em paralelo: uma que se relaciona com a construção do convento de Mafra e outra que se relaciona com a invenção do Padre Bartolomeu de Gusmão, a Passarola. A Passarola, invenção que existiu efectivamente (assim como o Padre Bartolomeu de Gusmão) e que eu desconhecia, foi das melhores partes do livro para mim, assim como a articulação que Saramago faz entre esta e duas personagens ficticias, Baltasar Sete-Sóis (maneta) e Blimunda Sete-Luas. O romance entre as duas personagens, as minhas preferidas, é único e muito especial.
Relativamente à escrita, e apesar da sua complexidade (exige concentração), considero-a bastante rica e bela. Saramago escreve com profundidade e escreve bem, muito bem. E acheios dois livros que já li dele absolutamente geniais... na história e na escrita. Vale muito a pena lê-lo.
https://www.goodreads.com/review/show/6792048802
Sem comentários:
Enviar um comentário