Depois de ter lido "Die Kieferinseln" há uns anos atrás, e ter adorado, estava à espera que "Die Sonnenposition" fosse tão bom ou melhor. Mas... Lê-lo foi uma experiência algo dolorosa! Porquê?
A história centra-se quase toda na figura de Odilo Leonberger, o amigo de Altfried Janisch (psicólogo) que acaba de morrer num acidente de carro. Janisch conta-nos que o amigo era biólogo, especialista em Bioluminescência, vivia com a mãe (viúva) desde sempre e mantinha uma relação amorosa com a sua irmã, Mila, sem que este disso soubesse.
E toda a história, apesar da bem pensada e idealizada escrita sob a forma de prosa poética - daí as 3 estrelas e não 2 -, é à volta disto... Da mágoa de Janisch, do convivio diário com os doentes (a toda a hora) no castelo tornado hospital mental e só numa fase posterior incide sobre o passado do pai e da tia, órfãos no fim da Segunda Guerra Mundial...
Só no fim do livro, no capítulo chamado "Aurora Borealis", é que o leitor consegue, enfim, encontrar alguma luz solar... Porque boa parte de "Die Sonneposition" tem uma carga dramática insustentável e depressiva.
https://www.goodreads.com/review/show/5777720765
Sem comentários:
Enviar um comentário