"Seraglio. Do Harém para o Trono" de Janet Wallach foi uma agradável surpresa e é um livro que gostei bastante... adorei ler!
Cruzei-me com ele por acaso e apesar de estar esgotado aqui e ali (o que é uma pena), lá consegui arranjar um exemplar deste livro que foi muito diferente (embora algo familiar!) de tudo o que li até hoje.
Janet Wallach preparava-se para escrever uma biografia sobre Aimée du Buc, prima da Imperatriz Josefina Bonaparte, que numa viagem de França para a Martinica foi raptada por piratas e levada como presente para o harém em Constantinopla... Um destino comum a muitas jovens nesta época - o livro centra-se na Turquia oitocentista, então império turco/otomano - loiras e de olhos azuis.
Já em Constantinopla, Aimée doravante Nakshidil é iniciada na arte de seduzir o sultão. E há toda uma preparação: cozinha, higiene pessoal, indumentária, dança... Se em alguns momentos o facto de ser francesa é visto com maus olhos (por causa das querelas internacionais existentes), noutros há em que é exactamente isso que a torna diferente e única aos olhos de alguns... Chegando mesmo a motivar e a transformar para sempre a sua vida no harém. Porque depois de algumas aventuras e desventuras, Nakshidil chega a sultana valide, a posição mais importante que uma mulher pode ter naquela sociedade e a figura mais importante a seguir ao sultão!
Em suma, Wallach conseguiu transformar a sua biografia num bonito e fascinante romance histórico sobre Aimée du Buc, pleno de detalhes sobre a vida no harém, intriga, ciúme, amor e desamor, poder, ...!
https://www.goodreads.com/review/show/5524731804
Sem comentários:
Enviar um comentário