sexta-feira, 12 de maio de 2023

"Klara and the Sun" de Kazuo Ishiguro



"Klara and the Sun" de Kazuo Ishiguro
Faber, 2022
340 Páginas


"Klara and the Sun" é o terceiro livro que leio de Kazuo Ishiguro e está entre aqueles que dificilmente esquecerei... 

A história é diferente de tudo o que li até hoje: um robot humanóide, a Klara, adquirida para se tornar a melhor amiga de Josie e, talvez, muito mais do que isso. Klara adora o Sol, venera-o, diria e isso virá a ser um elemento central e essencial no desfecho inesperado da história. 

A escrita é clara, directa, e não tendo tiradas dignas de serem sublinhadas, lidas e relidas vezes sem fim, não deixa de ser estranhamente bonita. Ishiguro tem esse dom, tenho vindo a aperceber-me!

Mas... Não foi só isto. O facto de termos na história um robot mais humano e emocional do que os próprios humanos deixou-me a pensar... Um robot que se preocupa mais com a vida humana e os sentimentos de outrém do que com a sua integridade material e a sua existência... Um robot que quer apenas ser ele próprio sem substituir nem fazer as vezes de nenhum humano "insubstituível". 

Fascinante! E sem querer fazer spoiler da história, quando se percebe o porquê de Klara ter sido adquirida para Josie, a história ainda se torna mais significativa e interessante. Foi aqui que, para mim, está "a cereja no topo do bolo". 

Gostei bastante e recomendo vivamente (mesmo sabendo que o argumento pode não ter o mesmo interesse para todas as pessoas e que há quem tenha detestado o livro)!


https://www.goodreads.com/review/show/5529085246

Sem comentários:

Enviar um comentário